O que é verbo transitivo direto

Para saber diferenciar verbo transitivo direto e indireto, veja o artigo abaixo e assim aproveite para sanar todas as suas dúvidas.

Professora dando aula.A gramática da língua portuguesa é muito rica, mas pela sua diversidade de regras e particularidades pode pregar muitas dúvidas. A análise sintática é um dos tópicos de estudo mais temidos pelos estudantes, mas é essencial para a construção de textos formais, de acordo com as regras da norma culta. Existem dois tipos de verbo transitivo o DIRETO e o INDIRETO, neste post vamos dar maior atenção ao Verbo Transitivo Direto (VTD) para que assim você possa sanar todas as dúvidas em relação ao verbo. Veja abaixo a definição e os exemplos do verbo transitivo direto.

Verbo transitivo direto definição

Alunos aprendendo.O verbo transitivo é aquele que tem sentido incompleto que pede algum objeto, ao qual passa a ação. Esse verbo é o que pede o objetivo direto, ou seja, existe sempre depois do verbo o objeto direto. Para saber qual é o objeto direto primeiro deve-se fazer ao verbo uma das perguntas: - Quem? ou O que? A reposta será objeto direto da frase, e fazendo essa pergunta ficará fácil a identificação do mesmo, como por exemplo, Maria comprou um livro, o que Maria comprou? A resposta correta é o livro, pois quem compra, compra alguma coisa, então o verbo comprar é transitivo direto.

Verbo transitivo direto exemplos

Professora e aluno.Como especificado acima sempre é necessário realizar a pergunta para identificar o verbo transitivo direto, veja abaixo alguns exemplos de verbo transitivo direto. “João pegou a chave. (Pergunta-se: João pegou o quê? Reposta - a chave. Objeto direto: a chave.)”
“O cão pegou o menino. (Pergunta-se: - O cão pegou quem? Resposta: - o menino. Objeto direto: o menino.)”

Veja agora uma pequena lista de verbos que causam certa confusão quanto a sua transitividade:
Aspirar será VTD, quando significar sorver, absorver.
Visar será VTD, quando significar mirar ou dar visto.
Agradar será VTD, quando significar acariciar ou contentar.
Querer será VTD, quando significar desejar, ter a intenção ou vontade de, tencionar.
Chamar será VTD, quando significar convocar.
Desfrutar e Usufruir são VTD sempre.

A língua portuguesa não é uma língua de fácil adaptação, pois ela é extremamente culta e deve ser entendida corretamente para que a escrita e a pronuncia sejam perfeitas.

Mais sobre O que é verbo transitivo direto

Confira no vídeo do Portal Zun no Youtube abaixo concordância verbal e nominal exemplos:

Saiba mais sobre verbo




Talita
23/06/09

Mais informações por email.

Comentar sobre O que é verbo transitivo direto

Destaque

Ditadura Militar no Brasil resumo

Ditadura Militar no Brasil resumo