Onde tirar carteira de trabalho

A carteira de trabalho é um documento necessário para a maioria dos cidadãos. Veja onde tirar a sua e quais os documentos pedidos.

Carteira de Trabalho e Previdência SocialA Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), implementada no ano de 1932, trata-se de um documento cuja emissão é recomendada a todo cidadão brasileiro, por ser a única forma de oficializar a prestação de um serviço profissional de natureza doméstica ou para a indústria, comércio, agricultura ou pecuária, e garantir o cumprimento dos direitos de trabalhadores permanentes e temporários, como o seguro-desemprego e o acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Ao completar 14 anos, o jovem já pode tirar a sua carteira de trabalho, basta informar-se a respeito dos documentos necessários e de onde se localiza o posto de atendimento mais próximo.

Como tirar carteira de trabalho

A carteira de trabalho é emitida através de um sistema informatizado e unificado em todo o Brasil, a fim de dificultar possíveis fraudes, assemelhando-se ao passaporte.

Para tirar a sua, apenas reúna todos os documentos necessários e dirija-se a um posto do Ministério de Trabalho, no portal oficial é possível consultar o lugar mais perto de você. Às vezes os postos do MT são no mesmo prédio da Prefeitura, informe-se em sua cidade e dirija-se ao local indicado.

Mulher entregando carteira de trabalho

Carteira de trabalho documentos necessários

Para tirar a carteira de trabalho, é necessário apresentar um comprovante de residência, duas fotos 3×4 com fundo branco, atual e iguais, documento de identidade (RG) original e certidão de nascimento ou de casamento (podem ser cópias, desde que autenticadas em cartório, sem rasuras e em boas condições de leitura).

Menores de idade deverão ser acompanhados por um dos pais ou representante legal.

Documentos

Pode-se solicitar uma segunda via da carteira de trabalho quando a original já estiver completa, tendo em mãos o documento de identidade (RG) e a carteira antiga. Em caso de roubo, é requisitado o boletim de ocorrência (B.O.). Já se ocorrerem danos ou perdas, deve-se apresentar uma declaração da última empresa trabalhada, rescisão de contrato ou extrato de PIS/PASEP.

Confira no vídeo mais informações sobre como tirar a sua carteira de trabalho.

A carteira de trabalho é importante na hora de entrar e sair de um emprego. Nesse vídeo do Portal Zun do Youtube, como confere os direitos do trabalhador quando sair do trabalho:

Leia mais informações sobre a carteira de trabalho

10/02/12 por Luane

   



Mais informações por email

Comentários

  1. Preciso tirar a segunda via da minha carteira profissional e não consigo agendar pois não tem horário e nem dia disponível aqui perto aonde moro ,em senador câmara.sera que vocês poderiam me ajudar , desde j agradeço.

    nadiareginateixeiralopes

    15/02/16

  2. Boa noite gostaria de sabe aonde posso tirar a segunda via da minha carteira de trabalho mas proximo da onde eu moro eu moro na penha

    maria aparecida teotonio de oliveira

    27/01/14

  3. Olá bom dia, nunca imaginei que fosse tao díficil tirar á primeira via da carteira de trabalho. para uma pessoa de 14 anos quero escrever minha filha no programa menor aprendiz e essa dificuldade já tres vezes que vou o sac de periperi e nunca tem ficha nem para manhã e tarde gostaria muito que voces do sac mim ajude nao sei o que fazer katia

    katia seixas

    06/01/14

Comentar