ONGS do meio ambiente

Hoje existem centenas de ONGS espalhadas pelo mundo toda com principal objetivo de cuidar, conscientizar e preservar o meio ambiente.

Convite do GreenpeaceNos últimos tempos, o ativismo tem crescido em todas as esferas: política, social, educacional, ambiental, cultural... é cada vez mais comum que pessoas se reúnam prol a alguma causa em grupos, entidade e organizações que mantém projetos, campanhas e que pregam manifestos por todo o mundo.

Desses grupos, as ONGs, Organizações Não Governamentais, são as principais representantes do ativismo social do Terceiro Setor e, quando o assunto é meio ambiente, tornam-se grande referência nacional e mundial na defesa de nossa flora e fauna.

O que são as ONGs?

Em suma, as ONGs são grupos legalizados de associados da sociedade civil que não possuem ligação com nenhum órgão do governo e que também obrigatoriamente não apresentam nenhum fim lucrativo.

Mais sobre oNGS do meio ambiente

As ONGs precisam ser organizadas e regidas em torno de um estatuto social. Também é obrigatório o registro da entidade junto ao Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas  a partir de documentação regularizadas.

Ação da ONG SOS Mata Atântica contra o desmatamente para a produção de papel

Entre as principais missões das ONGs está a defesa e militância do interesse do grupo junto ao restante da sociedade, principalmente junto às esferas públicas. Em outras palavras, além do ativismo social para a conquista de mais adeptos à causa da militância, pressionar e questionar órgãos públicos governamentais.

Maiores ONGs ambientais do mundo

Constantemente varias publicações, jornais e revistas do mundo elaboram seus rankings das mais ativas e populares ONGs de meio ambiente em todo mundo. Da junção dessa lista e analisando a atuação das tais ONG's nos 5 continentes, duas ganham grande destaque: O Greenpeace o WWF.

Greenpeace

greenpeace

Com sede em Amsterdã e presente em mais de 40 países, o Greenpeace teve origem em 1971, quando um grupo de ativistas ecológicos fizeram uma expedição saindo de Canadá com destino ao Ártico. A bordo do barco Phyllis Cormack, que anos depois passaria a ser chamar Rainbow Warrior, um dos maiores símbolos do Greenpeace), os tripulantes tentavam impedir que os EUA continuassem com um programa de testes nucleares no Alasca.

Com mais de 3 milhões de colaboradores - 40 mil no Brasil, com  manifestações e campanhas sempre polêmicas e, sobretudo, criativas, o Greenpeace já soma vitórias em ações contra testes nucleares, desmatamento, mudanças climáticas e caça às baleias, investida que durou 10 anos e ajudou a tornar-se ilegal a caça à baleia azul.  No Brasil, o relatório Farra do Boi na Amazônia foi um das ações de recente destaque, e que contribuiu para o cessar de negociações com empresas de agropecuária que tivesse ligações com o trabalho escravo, grilagem de terras, violência agrária ou desmatamento ilegal.

WWF

ONG WWF banner

O World Wide Fund for Nature é uma ONG criada em 1960. Com 5 milhões de adeptos em cinco continentes em ações em mais de 140 países, a WWF tem como marco inicial a viagem de Sir Julian Huxley, primeiro diretor-geral da UNESCO, à Africa Oriental. Lá, teve contato com a destruição do habitat natural e a caça indiscriminada de muitos animais.

O panda como logo da ONG foi adotado como um "símbolo" universal que lembrasse a extinção dos animais. No Brasil, as principais áreas de atuação da WWF estão concentradas no Cerrado, na Mata Atlântica, Amazônia e Pantanal. A Hora do Planeta é uma das manifestações ambientais mais populares do mundo: uma vez por ano, pessoas, empresas, e governos de todo o mundo mantém as luzes apagadas durante 60 minutos, em protesto e demonstração de preocupação com o aquecimento.

No Brasil, além das ações das ONGs internacionais, as ONGs de ação mais participativas são  a SOS Mata Atlântica, Instituto Sócio Ambiental (ISA), Instituto Akatu, Instituto Ecoar e Recicloteca

Confira abaixo vídeo de conscientização para melhores cuidados com o nosso meio ambiente que está sendo destruído devido a atitudes incorretas do ser humano:

Saiba mais sobre ONGS

20/03/09 por Talita

   



Mais informações por email

Comentários

  1. Gostaria de saber e receber ajuda para proteger preservar uma área de mata que esta sendo desmatada,mesmo tendo varias especies de árvores e animais nativos, em viana es.

    antonio carlos carmo

    16/07/14

  2. Moro na vila taboca município de são félix do xingu atualmente a vila tornou-si um verdadeiro garimpo, por isso queremos ajuda para a elaboração de um projeto sustentável, garimpa com consciência. e outra que as cooperativas da região deixasse algo para comunidade.

    josue roque dos santos

    10/01/14

Comentar