Os dez tipos de açúcares

Você sabia que existem vários tipos de açúcares? Cada um possui propriedades específicas de acordo com o modo de extração e preparo.

açúcar

Todos adoram um bolo cheio de açúcar e com muita cobertura. Isso acontece porque o nosso corpo sente uma satisfação quando consumimos açúcar e a culpada de tudo isso é a sacarose, pois ela aumenta a produção de serotonina e também de dopamina, os quais são dois hormônios neurotransmissores que são responsáveis pelo humor e também pela sensação de prazer.

O efeito é totalmente instantâneo, sendo que quando damos a primeira mordida a substância entra direto no sangue trazendo aquela felicidade. São diversas as variedades de açúcares que ficaríamos loucos se em cada receita tivéssemos que usar um diferente.

Veja aqui os diferentes tipos de açucares extraídos da cada, sendo que a única diferença entre eles está nas etapas de produção:

Açúcar Mascavo

Mascavo, o qual tem coloração do caramelo ao marrom escuro e possui um aspecto mais úmido. Seu sabor é parecido com a rapadura e é extraído do cozimento e da cristalização do caldo da cana. Sua qualidade nutricional é bem melhor, pois se conserva o ferro, os sais minerais e o cálcio.

Açúcar Demerara

Demerara, o qual tem um processo de extração é parecido ao do açúcar mascavo, porém a sua limpeza e secagem fazem com que ele tenha uma coloração mais clara e ainda ocorre a perda de água e isso o torna ainda mais doce. Ele não possui aditivos químicos e apresenta altos valores nutricionais, porém é o mais caro entre os tipos de açucares e é usado principalmente para a exportação.

Açúcar Cristal

Cristal, aonde para obtê-lo o caldo de cana passa por um processo de purificação, cristalização, evaporação, centrifugação e secagem, aonde nestes processos são perdidos cerca de 90% de seus sais minerais, sendo o resultado pequenos grânulos transparentes que são difíceis de serem dissolvidos.

açúcar cristal

O açúcar Cristal pode ser encontrado em torrões quando são comprimidos com xarope de açúcar. A partir do açúcar Cristal é obtido outros tipos de açúcar como o refinado e o confeiteiro. A calda passa por vários processos até chegar ao peneiramento daí à porção mais fina é separada para a obtenção do açúcar de confeiteiro e o restante é o açúcar refinado.

Açúcar Branco

Branco ou Refinado é o açúcar mais comum nos supermercados e também é o mais prejudicial à saúde, pois é extraído das últimas etapas do processo e por isso sobram poucos nutrientes, os quais são anulados pelos aditivos químicos que são usados para dar a coloração branca e também para dar o sabor característico. O açúcar refinado contém cristais bem finos que são de rápida dissolução, o qual é muito usado na culinária e também para o consumo doméstico.

Açúcar Confeiteiro

Açúcar Confeiteiro é o açúcar super refinado e recebe logo após o peneiramento cerca de 3% de amido de arroz, fosfato de cálcio e milho para que os pequenos cristais se agreguem novamente.

açúcar confeiteiro

Este açúcar possui uma textura bem fina e tem coloração branca e usada normalmente em preparo de receitas e também nas finalizações.

Açúcar Impalpável

Impalpável é o açúcar mais fino que existe, sendo mais fino que o açúcar de confeiteiro e pode ser feito a partir da moagem dele mais a adição de fécula de milho, sendo possível fazê-lo em sua própria casa, batendo no liquidificador 500g de açúcar de confeiteiro e três colheres de sopa de amido. Ele é muito usado como ingrediente da massa americana, para preparo de bolos e doces.

Açúcar Orgânico

Açúcar Orgânico possui uma sustentabilidade enorme, pois a cana é cultivada sem qualquer fertilizante com nutrição orgânica. Outra diferença é que em nenhuma fase de produção é usado aditivos químico. Este tipo de açúcar pode ser encontrado nas versões claras e douradas sendo mais grosso que o refinado. Possui características nutricionais similares ao do açúcar mascavo, rico em vitaminas e sais minerais.

Açúcar Light

Açúcar Light, aonde é combinado o açúcar refinado com o adoçante artificial, sendo menos calórico, porém tem poder de adoçar 600 vezes mais que a sacarose que está presente no açúcar branco.

açúcar light

Por isso deve-se tomar muito cuidado, pois ele tem o poder de aumentar o açúcar no sangue, por isso seu consumo deve ser moderado.

Açúcar Amarelo

Açúcar Amarelo é obtido através da dissolução do açúcar refinado da cana ou beterraba em água. Suas características é que ele é transparente e límpido e é usado principalmente no setor alimentício para o preparo de bebidas gasosas, sobremesas congeladas e bombons e também é usado no ramo farmacêutico.

Açúcar Invertido

Açúcar Invertido é uma espécie de xarope feito a partir do açúcar refinado, aonde a ação dos ácidos e também da sacarose formam a glicose e a frutose. Este tipo de açúcar é usado principalmente na produção de biscoitos, sucos, molhos, doces, sorvetes e refrigerantes.

Alguns açúcares são mais saudáveis devido ao processo pelo qual passaram até chegar na forma industrializada que encontramos nas prateleiras dos supermercados.

Veja mais sobre os tipos de açúcares neste vídeo do Youtube:

Saiba mais sobre açúcar

14/12/09 por Ana Maria

   



Mais informações por email

Comentar