Para que serve os alimentos funcionais

Os alimentos funcionais são excelentes para ter qualidade de vida, eles auxiliam na prevenção de inúmeras doenças, conheça-os.

comendo salada

É muito comum demonstrarmos preocupação com a alimentação, muitas vezes diante da correria do dia a dia acabamos nos esquecendo de que uma dieta saudável é a melhor maneira para evitar doenças e ter sempre qualidade de vida.

O aparecimento de inúmeras doenças só acontece devido a uma falha alimentar, substituímos alimentos saudáveis por enlatados, frituras, gorduras, salgadinhos e qualquer outro fast food que mate a fome e que seja rápido. Nosso maior erro é acreditar que isso não faz mal, pois nosso organismo poderá responder negativamente quando a idade chegar.

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O que são alimentos funcionais

Os alimentos funcionais estão presentes na vida da maioria das pessoas e muitos nem sabem da importância que eles representam para nosso organismo que é suprir todas as necessidades, nutrindo da maneira mais eficaz possível.

prato de salada

Basicamente os alimentos funcionais são aquelas que são ricos em nutrientes e que além de suprir as necessidades básicas do organismo possuem efeito benéfico, metabólico e fisiológico a saúde. O consumo diário de alimentos funcionais pode manter o organismo em equilíbrio prevenindo diversas doenças crônicas degenerativas.

Alimentos funcionais

Conheça os principais alimentos funcionais e suas características:

Peixes: é rico em ômega 3 o que pode prevenir diversos tipos de câncer, além de diminuir as chances de doenças cardiovasculares;

Verduras: as folhas em geral possuem muitos nutrientes entre eles as fibras insolúveis que são essenciais para manter o funcionamento do intestino equilibrado e ainda podem prevenir o câncer;

Uva: um alimento que é consumido em diversas maneiras pode retardar o envelhecimento por combater os radicais livres, controlar o colesterol e garantindo melhor circulação sanguínea e a qualidade do sangue;

Leite: o leite em si e seus derivados são fontes de diversos nutrientes, inclusive o cálcio que pode prevenir doenças como a osteoporose e o câncer de cólon, protegem a flora intestinal e controlam o colesterol;

peixes

Cereais integrais: são alimentos que melhoram todo o funcionamento do organismo, possui selênio e é rico em fibras, por isso também agem diretamente no intestino;

Chá verde: ou a erva camellia sinesis, é um antioxidante poderoso que pode acelerar o metabolismo, prevenir o câncer e o envelhecimento e ainda diminui o colesterol alto;

Soja: possui isoflavona, previne a osteoporose, diversos tipos de câncer, pode amenizar os efeitos da menopausa e ainda é um alimento que pode ser consumido de diversas maneiras e é muito saudável;

Alho: é um anti-inflamatório natural, rico em alicina, combate doenças infecciosas, controla o colesterol e a pressão alta e previne contra diversos tipos de câncer.

Variedade-de-alimentos-funcionais

Tomate: antioxidante que melhora o metabolismo, prevenindo e combatendo os radicais livres porque contém licopeno;

Couve, brócolis, repolho, couve-de-bruxelas e couve-flor: são alimentos que possuem glicosinolatos que podem prevenir tumores, câncer de mama e bexiga;

Frutas cítricas: além de prevenir doenças respiratórias diminui os índices de colesterol e são poderosas antioxidantes por conter vitamina C.

Vale a pena investir nos alimentos funcionais, adicioná-los em seu cardápio diário é uma forma de garantir mais saúde e qualidade de vida. Para mais dicas e informações sobre alimentos funcionais assista ao vídeo do Youtube:

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23/02/11 por Lucimari

   



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