Poluição da água no meio ambiente

A poluição da água no meio ambiente afeta todo o ecossistema, desde seres não vivos até os causadores deste problema, os humanos.

menina com água contaminadaEntre os inúmeros problemas ambientais, a poluição da água é o mais preocupante e em evidência no mundo. Hoje em dia é raridade encontrar uma nascente de água sem estar contaminada.

Este problema acarreta em prejuízos, tanto ambientais quanto para a saúde da população, uma vez que a água é essencial para a nossa sobrevivência, e esta deve ser encontrada na natureza em pureza absoluta para ser consumida, o que é raro nos tempos atuais.

Poluição da água causas

Muitas são as causas e origens da poluição da água no meio ambiente. A maior fonte de poluição de água no mundo continua sendo a indústria. Todos os lixos e esgotos muitas vezes são lançados em rios, lagos, mares e até mesmo nos oceanos.

Mais sobre poluição da água no meio ambiente

A contaminação do lençol freático pode se originar muitas vezes por agrotóxicos agressivos utilizados no solo e também pelo mau planejamento de cemitérios, uma vez que muitos se situam à beira de rios, ou em cima dos lençóis.

rio contaminado

O vazamento de óleos ou de tanques de petróleo que se encontram em plataformas nos mares ou oceanos também são grandes responsáveis pela poluição da água no meio ambiente. Muitas vezes os danos são irreversíveis, pois é muito difícil controlar o vazamento de óleos na água.

Os esgotos domésticos são também grandes causadores da poluição na água. Muitas vezes os mesmo são despejados diretamente em rios ou em canais sem nenhum tipo de tratamento, causando assim uma grande contaminação na água, colocando em risco a saúde dos moradores próximos do local onde o esgoto foi despejado.

Poluição da água consequências

Além da morte imediata dos seres vivos encontrados na água contaminada, a poluição também traz sérios riscos para os seres humanos, sejam eles moradores da região contaminada, ou consumidores da água. Mesmo que a água seja tratada, os riscos de adquirir doenças provenientes desta poluição são grandes.

água com peixes mortos

Quando há grande índice de chuvas, as chances do rio ou lago contaminado transbordar são grandes, provocando enchentes e levando toda a sua poluição e contaminação para um contato direto com os moradores da região alagada em questão, desencadeando doenças e deixando milhares de pessoas sem abrigo.

Mais do que uma preocupação ambiental, a poluição da água afeta principalmente o ser humano, grande causador deste problema, e vítima direta das consequências.

Saiba mais sobre poluição

24/04/09 por Talita

   



Mais informações por email

Comentar