Preservação do Meio Ambiente

O meio ambiente sofre com a falta de preservação e cuidados do homem, que está o ameaçando e denegrindo cada vez mais agressivamente.

Cartaz da campanha Before it's too Late WWF. Compreende-se por meio ambiente todo o habitat em que nascemos, crescemos e morremos. É o lugar onde vivemos. Mas compreende-se por meio ambiente também, as florestas, rios e matas, o ecossistema natural que está em extinção. A preservação do ambiente é um assunto em pauta nos dias atuais, pois com a expansão demográfica da população e muitos procedimentos industriais de nossa modernidade, as áreas mais reservadas do meio ambiente estão ameaçadas. Se não houver uma conscientização e preservação do meio ambiente pelo homem, este logo estará extinto. Feito que também refletirá nas gerações futuras, já que há uma grande dúvida se ainda resta uma quantidade considerável de meio ambiente preservado que favoreça e sobretudo permita a sobrevivência humana.

A importância da preservação do Meio Ambiente

Campanha WWF contra o desmatamento para a fabrição de papel

A consciência de que a preservação do meio ambiente é garantia que assegura a vida  para as futuras gerações vem tomando conta da coletividade progressivamente. Em muitas regiões do mundo, a ideia já é associada aos números de riqueza e crescimento financeiro, uma vez que países que mantém-se preocupados com suas "riquezas naturais", que somadas caracterizam o que chamamos de biodiversidade, garantem maior segurança -  a longo prazo - na manutenção do clima, no desenvolvimento industrial, na produção de alimentos e medicamentos e matéria prima para as indústrias. Dentre os principais pontos de atenção na preservação do meio ambiente , a água é um dos destaques na luta pela preservação: cada vez mais escassa e poluída, a água doce disponível no mundo é essencial não só para sobrevivência do homem e dos animais, mas também para inúmeros processos industriais. O desmatamento também apresenta números bem preocupantes que ligam-se a exploração não planejada (principalmente em termos pecuaristas e industrias) e afetam a saúde da população, além de reduzir drasticamente o habitat de muitas espécies de arriscam-se à extinção.

Mais sobre preservação do Meio Ambiente

A preservação do Meio Ambiente no Brasil

Campanha Greenpeace contra a ameaça à Floresta Amazônica

Graças à riqueza de recursos disponíveis no grande território brasileiro, que também poderia ser conhecido como "verde por natureza", o país merece olhares atenciosos quando o assunto é preservação do meio ambiente. De acordo com os ambientalistas, mesmo que a necessidade de preservação seja uma verdade coletiva, o Brasil está atrás de muitos países quando o assunto é a preservação. Ainda existem debates e acertos necessários entre o governo e ruralistas, principalmente nas questões da adequação das propriedades e oficialização das áreas de preservação permanente. A questão da produção energética e a falta de um plano estratégico para a incorporação de programa sustentáveis dentro das empresas também são pontos a acertar muito importantes, assim como programas de educação ambiental mais efetivos, dentro das escolas e comunidades por todo o país.

Campanha Greenpeace contos infantis Chapeuzinho Vermelho
De acordo com  um ranking do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, oficializado em junho de 2012 e que levou em consideração a preservação comportamento sustentável e ambiental dos países durantes os anos de 1990 e 2008, o Brasil é o 5º país em desenvolvimento sustentável - perdendo para China, Alemanha, França e Chile. Entretanto, não há muito que comemorar: durante o período da análise, a Amazônia perdeu 31.290 km² de cobertura vegetal, correspondentes a mais de 7 vezes o tamanho do estado do RJ,  por consequência do desmatamento ilegal.

A preservação do meio ambiente, seja qualquer uma de suas inúmeras formas é indispensável  para o bom funcionamento do planeta, que reflete imediatamente no homem, tanto o homem presente quanto aos que ainda virão. As gerações futuras encontrarão um mundo mais limpo, e consequentemente, terão uma vida saudável.

Veja neste vídeo do Youtube as consequências da falta de preservação do meio ambiente:

Saiba mais sobre meio ambiente:

23/06/09 por Talita

   



Mais informações por email

Comentar