Quadrilha de Festa Junina

A Festa Junina é uma comemoração popularmente brasileira, conhecida por sua cultura como a quadrilha, dança típica da festa.

Pessoas dançando quadrilhaUma festa popularmente brasileira conhecida por manter a cultura, comidas, bebidas, músicas, trajes e dança típica é a Festa Junina. Celebrada sempre em junho, mês em que comemoramos o dia de três santos populares, Santo Antônio, São Pedro e São João.

Todas as características da festa são muito importantes, e a quadrilha é a principal delas e que não pode faltar em nenhuma festa junina que se preze.

A quadrilha surgiu há muito tempo, em Paris por volta do século XVIII e tem uma adaptação da dança country e a dança francesa a contredanse française. A dança fez muito sucesso na época em que veio para o Brasil no século XIX e os instrumentos principais da dança são o triângulo, zabumba e a sanfona.

No Brasil passou por várias adaptações e a que conhecemos hoje faz parte principalmente do meio caipira e sertanejo que é comum em certas regiões do país, em outras passou a ser adaptada com os costumes e culturas locais.

Quadrilha de Festa Junina infantil

Crianças vestidas de caipira

Na quadrilha de Festa Junina infantil os passos devem ser mais simples e o menor número de sequência possível, pois assim será mais fácil das crianças pegarem e o resultado será uma quadrilha simples, mas bem organizada.

Pode iniciar com o cumprimento dos cavalheiros às damas e depois das damas aos cavalheiros. Depois damas e cavalheiros podem trocar de lado e assim dão início ao grande passeio, em que as filas se emendam formando um grande círculo. Assim, cada cavalheiro pega a sua dama pela mão. Cavalheiros então trocam de damas, e vão formando um túnel entre os casais com as mãos erguidas.

Lembrando sempre que a pessoa que irá comandar a quadrilha deve mantê-la animada, gritando: Olha a cobra! (Então as damas e cavalheiros passam a andar em sentido contrário ao que estavam, para desviar da cobra) Logo após grita: É mentira!

Pode dar início ao caracol, assim o primeiro da fila puxa todos enrolando a fileira, formando um caracol, em que irão coroar as damas, que ficam ao centro e seus cavalheiros de mãos dadas colocam os braços sobre a cabeça das damas.

Para se despedirem, os casais podem sair em galope acenando aos que estiverem assistindo.

Mais sobre Quadrilha de Festa Junina

Confira no vídeo abaixo outra versão de Quadrilha realizada com os pequeninos.

Quadrilha de Festa Junina diferente

Festa junina

Dependendo do local e das pessoas que irão participar da quadrilha, as danças podem ser bem diferentes e engraçadas. O que muitos grupos costumam optar é pela troca de vestimentas dos casais, o homem se veste de mulher e a mulher de homem.

O casamento caipira também é tradicional, mas dependendo da criatividade dos participantes pode ser bastante diferente e divertida. Podem utilizar assuntos do cotidiano, de novelas, com certeza com criatividade e um pouco de improvisação a quadrilha será um sucesso!

A Festa Junina é sempre um evento bastante alegre e divertido, seja qual for o tipo de quadrilha, seja a mais tradicional, seja com ou sem casamento caipira, seja as mais moderninhas o evento será sempre um sucesso e garantia de muitas risadas!

Mais artigos sobre festa junina




Talita
22/07/10

Mais informações por email.

Comentar sobre Quadrilha de Festa Junina

Destaque

Modelos de vestidos de festa e casamento que enlouquecem as mulheres

Modelos de vestidos de festa e casamento que enlouquecem as mulheres