Quais são as vantagens e desvantagens da pílula anticoncepcional?

A pílula anticoncepcional tem o lado bom e ruim, algumas podem ter elementos em sua composição que causam desconforto.

Vantagens de tomar a pílula anticoncepcionalA primeira pílula anticoncepcional lançada no mercado em 1960 foi descoberta por acaso. Essas primeiras pílulas continham uma grande dose de estrogênio que provocava fortes efeitos colaterais.

Hoje as novas fórmulas das pílulas têm uma redução muito grande de hormônio e estrógeno, e assim a diminuição dos efeitos colaterais. A pílula é um dos métodos contraceptivos mais eficazes e seguro de todos, e sua margem de segurança é 99%, mas claro se for tomado corretamente.

O que é a pílula anticoncepcional

A pílula anticoncepcional como dito acima é um método contraceptivo para evitar uma gravidez indesejada. Ela é constituída por dois hormônios o estrógeno e a progesterona, que são os que atuam no ciclo menstrual. Esses hormônios inibem a liberação do hormônio folículo estimulante, ou seja, tem a função de estimular crescimento do folículo ovariano que liberam a ovulação. Como as pílulas possuem a progesterona e estrógeno não deixam que a mulher ovule e consequentemente não tem gravidez.

Vantagens da pílula anticoncepcional

A pílula anticoncepcional se tomada corretamente é o método mais eficaz para prevenir uma gravidez, mas não as doenças. Elas possuem muitas vantagens como regularizar os ciclos menstruais, a menstruação dura menos dias e virá em menos quantidade. As pílulas também ajudam a melhorar a acne, diminui os efeitos da TPM, enjoos, dores de cabeça e ajuda a diminuir a retenção de líquidos.

Contraindicações da pílula anticoncepcional

dor na barriga

Nem tudo é um mar de rosas, como todos os medicamentos a pílula anticoncepcional também tem suas contraindicações. Pessoas que têm trombose, embolia, que já tiveram infarto e hepatite é contra indicado o uso da pílula,  pois ela é metabolizada pelo fígado. Pessoas que já tiveram ou são propensas a desenvolver câncer de mama ou do endométrio é contra indicado, pois há controvérsia quanto aos hormônios contidos na pílula agravarem a doença. É contra indicado o uso da pílula também para mulheres que fumam, com mais de 35 anos, grávidas ou amamentando.

Confira o vídeo sobre Pílulas anticoncepcionais do Youtube:

Veja mais sobre os métodos contraceptivos

15/04/09 por Talita

   



Mais informações por email