Quais são os sintomas do início da gravidez

Se você tem dúvidas se está ou não grávida veja quais são os principais sintomas de uma gravidez sem precisar fazer exame de sangue.

Mulher com os dedos cruzadosIdentificar a gravidez no início é de extrema importância, pois a mulher poderá fazer seu pré-natal o mais rápido possível. As futuras mamães também poderão tomar algumas medidas como: fazer exames que detectarão possíveis descontroles com a pressão arterial, glicose no sangue, infecções entre outras que não prejudique o feto e principalmente a mãe.

Muitas mulheres apresentam sintomas de uma gravidez logo no início, mas outras não sentem nada, o que pode levá-las a confundirem com um mal estar qualquer. Veja mais quais são os sintomas do início da gravidez.

Menstruação atrasada pode ser gravidez?

Mulher com dúvidas

Mais sobre quais são os sintomas do início da gravidez

A menstruação atrasada é um dos primeiros sintomas de gravidez e que leva muita mulher a fazer um exame de sangue.

Não há como menstruar estando grávida, pois a menstruação é o endométrio, um tipo de tecido que reveste a parede interna do útero a cada início do ciclo menstrual para proteger o óvulo em uma possível gravidez.

Muitas mulheres dizem menstruar mesmo estando grávidas, mas acabam confundindo com um pequeno sangramento que deve ser avaliado por um médico.

Vontade de urinar toda hora

Símbolo de banheiro feminino

Quando o embrião se fixa na parede do útero o organismo da mulher já começa a produzir o hormônio gonadotropina coriônica humana (HCG) que é o responsável por fazer a mulher sentir mais vontade de urinar.

A partir dos seis meses até o final da gravidez a mulher sentirá ainda mais vontade de ir ao banheiro, pois o bebê crescerá e ocupará mais espaço comprimindo assim os outros órgãos, principalmente a bexiga.

Cansaço e sono em excesso

Mulher dormindo em cima de mesa de trabalho

É normal nos três primeiros meses de gravidez a mulher sentir uma exaustão imensa e aquele sono incontrolável. Isso acontece porque o seu corpo está trabalhando duro para desenvolver outra pessoa e todas as suas energias agora passará a se concentrar totalmente no bebê.

Isso acontece também porque seus níveis de hormônios e metabolismo estão mudando muito rápido fazendo com que sua taxa de açúcar no sangue diminua muito dando a sensação de estar mais cansada e com mais sono.

Enjoos e náuseas na gravidez

Mulher debruçada em vaso sanitário

Esse é outro sintoma bem típico de uma possível gravidez principalmente nos primeiros três meses de gestação. Esses enjoos e náuseas em mais de 80% das mulheres ocorre no período de manhã, mas podendo se manifestar em outras horas do dia.

Esses sintomas geralmente começa na 5ª semana de gravidez podendo ficar até os seis meses de gestação, e já outras mulheres dizem não sentir nada.

Esses são só alguns dos sintomas do início de uma gravidez, lembre-se de procurar um médico ou fazer o exame para confirmar a gravidez.

Saiba mais sobre gravidez

13/04/09 por Talita

   



Mais informações por email