Quais são os tipos de queijo?

O queijo é ingrediente obrigatório em diversos pratos e também ótimos aperitivos. Conheça os diversos tipos da saborosa iguaria.

Tipos de queijo

O queijo é um alimento apreciado no mundo inteiro que tem origem animal feito a partir do leite de búfalas, ovelhas, cabras e vacas. Durante sua fabricação passa por diversos processos até alcançar a forma, textura e o sabor ideal.

Existe em todo o mundo mais de trinta tipos de queijos, os nomes variam de acordo com cada região de cada país, porém o tipo de cada queijo é definido de acordo com suas características como sua textura, tempo de maturação, teor de gordura, tipo de leite e o método de produção.

Cada tipo de queijo se inclui em uma categoria como soro de leite, fresco, pasta filata, semimacio, duro, semifirme, fundido, aroma forte, veio azul, cabra ou ovelha, creme duplo ou triplo e curado mole.

O Brasil é um dos maiores produtores de queijos do mundo, porém fica atrás dos Estados Unidos que é o maior, assim como a Alemanha, Itália e França. A produção do queijo é feita a partir de várias etapas a coagulação, processamento da coalhada e o amadurecimento, todas estas etapas devem ser feitas corretamente sem falhas, porque é extremamente importante para que o sabor a textura e o formato do queijo não sejam alterados.

Conheça alguns tipos de queijos de acordo com cada país:

Tipos de queijos produzidos no Brasil

Tipos de queijos produzidos no Brasil

Os queijos mais comuns produzidos em nosso país são:

Queijo Prato

É um tipo de queijo mineiro, mas foi criado por imigrantes dinamarqueses que vieram para região e tentaram fazer uma cópia dos queijos do país natal, os tipos Danbo e Tybo, mas a receita não deu muito certo e assim acabaram por criar um nova iguaria.

Como o queijo tinha um formato esférico e chato, acabou recebendo o nome de prato, por conta da aparência, e hoje é o segundo tipo mais consumido em nosso país.

Queijo Minas frescal

Como o próprio nome já diz, é um queijo original também de Minas Gerais. É fresco, ou seja, não precisa passar pelo processo de envelhecimento, por isso do seu sabor suave. É bastante usado para quem está em dieta, pois possui poucas calorias.

Queijo tipo Requeijão

Esse é um tipo bastante conhecido e que normalmente é vendido em copos na versão cremosa. É original da cidade de Poços de Caldas e produzido com leite desnatado e creme de leite fresco.

Mas, há também o tipo requeijão de corte, que tem consistência firme e é produzido em fatias ou blocos. O que faz com que seja diferente do tradicional é porque em sua receita não vai o creme de leite fresco e também é feito com leite integral ao invés do desnatado.

Outro tipo de requeijão é o culinário, conhecido como catupiry, mas esse que na verdade é o nome de uma marca. É vendido em bisnagas e usado no preparo de pratos que vão ao fogo, como pizzas, lasanhas, tortas, entre outros.

Queijo Coalho

É um queijo típico do Nordeste do Brasil, e é feito com o coalho do leite. Não há adição de fermento, por isso é um tipo de demora a derreter. É bastante consumido em espetinhos assados.

Tipos de queijos italianos

Tipos de queijos italianos

Queijo Muçarela

É um dos queijos mais produzidos no Brasil e no mundo todo, mas tem origem italiana. É ingrediente fundamental em diversos pratos, como é o caso da pizza.

Durante seu processo de produção a massa ainda fresca é esticada e comprimida diversas vezes, que traz a consistência elástica desse tipo de queijo bastante saboroso.

Queijo Provolone

É um tipo produzido nas regiões de Veneto e Lombardia, e feito a base de leite de vaca integral. Por passar pelo processo de defumação é um tipo que tem longa duração, em média um ano, e ainda tem um sabor acentuado.

Queijo Gorgonzola

É original da localidade de Gorgonzola, região de Lombardia, província de Milão na Itália. É aquele famoso queijo com riscos azuis, característica que se dá pelo processo de maturação em que são injetados fungos. É também bastante saboroso e com cheiro bastante intenso.

Queijo Parmesão

Esse tipo é bastante conhecido por fazer parte das deliciosas macarronadas. É originário da comuna italiana de Parma. Tem características bastante peculiares, como a casca dura e mais escura e bem oleosa.

Queijo Ricota

A ricota é produzida com o soro retirado da fabricação de outros tipo de queijo como provolone e muçarela. Tem uma textuta parecida com o queijo cottage, mas bem mais leve.

Tem um baixo teor de gordura, por isso costuma ser ingrediente fundamental nas dietas de que quer perder peso.

Tipos de queijos ingleses

Tipos de queijos ingleses

Queijo Cottage

É um tipo que não passa pelo processo de amadurecimento, é somente drenado, sem ser prensado, por isso ainda fica com alguma quantidade de soro do leite. Tem sabor bastante suave.

Queijo Cheddar

É um tipo bastante consumido em países como Canadá, Austrália, e Estados Unidos. Tem cor bem amarelada e no Brasil é conhecido na forma processada fundida. É um queijo bastante gorduroso, cerca de 48% de gordura.

Esses são os tipos mais conhecidos e consumidos no mundo, mas há muitos outros, como o Gruyère e Emmental produzidos na Suíça, os queijos franceses Brie, Roquefort e Camembert, os holandeses Adam e Gouda.

Todos os tipos de queijo podem oferecer diversos tipos de benefícios ao organismo, porém a maioria deles possui também muitas calorias e gordura o que pode ser prejudicial a pessoas que possuem colesterol elevado e estão em processo de perda de peso, mas há uma forma de consumir queijo de maneira saudável, optando pelos queijos frescos e os tipos light é a melhor opção. Podem ser incluídos em diversos pratos e muitas vezes é o ingrediente principal.

Confira no vídeo abaixo a visita a uma fábrica de queijos.

Mais artigos sobre queijos

18/04/11 por Talita

   



Mais informações por email

Comentar