Quarentena mitos e verdades

Os primeiros quarenta dias após o parto é um período de aprendizado e descobertas, tanto para o bebê como para a nova mamãe.

bebe e mamãeA quarentena é também conhecida como resguardo, mas o nome científico é puerpério, trata-se de uma fase pós-parto em que a mãe deve passar para dedicar-se completamente aos cuidados do bebê e observar para que seu corpo volte ao estado original, durante a gravidez o organismo se adaptou para que o bebê fosse recebido e ali ele pudesse se desenvolver.

Desta forma os órgãos internos modificaram, deslocaram-se e a pele estirou, o metabolismo passou a funcionar de outra maneira e com a gravidez a mulher deixa de menstruar, depois do nascimento do bebê ela volta a ter o sangramento, mas devido aos nove meses em que não teve sangramento o fluxo agora é bem maior, o útero, por exemplo, aumenta cinquenta vezes mais que se tamanho normal para abrigar o bebê e é na quarentena que ele recupera sua antiga forma, assim como a forma física da mãe.

Muitas mães não respeitam o período de resguardo e iniciam sua rotina comum antes do prazo terminar, isso pode causar várias sequelas, porém nem tudo o que as pessoas dizem pode ser verídico, muitas coisas que as mães escutam há anos, não passam de mitos. Vamos ver algumas informações sobre a quarentena:

Mitos e Verdades

• Durante a quarentena as mamães estão sujeitas a sofrer com a depressão: Mito. Pode ocorrer nos primeiros dias e até nos primeiros meses a depressão pós-parto, mas isso não ocorre com todas as mulheres, primeiramente a mãe que está sujeita a sofrer com este tipo de depressão já teve históricos de problemas psicológicos.

• Durante os quarenta dias a mãe não pode lavar a cabeça: Mito. Nem suas avós diriam isso, é um mito muito antigo que muitas ainda escutam pessoas mais velhas dizer, mas é absolutamente falso, além de não ser higiênico, nenhuma mulher que se cuida conseguiria ficar tanto tempo sem lavá-los, no primeiro banho mesmo após o parto os cabelos podem ser lavados sem problema.

• Os cabelos cairão: verdade. Podem ocorrer quedas de cabelo no primeiro mês, isso porque houve mudanças no organismo e quedas de hormônio, mas é algo normal que se estabelece em alguns meses.

brincando com o bebe

• Não é possível engravidar durante a quarentena: Mito. Uma gravidez pode causar complicações, as chances são pequenas, mas existem.

• É proibido dirigir: verdade. Mas não é preciso esperar por quarenta dias, dirigir é proibido devido ao esforço que o abdômen e a área perínea sofrem, já que estão em fase de recuperação, qualquer esforço pode comprometer geralmente o prazo para ficar longe do volante é de vinte a trinta dias.

• Não se devem subir escadas: Mito. É preciso ter cuidado, já que qualquer esforço pode atrapalhar a recuperação, mas se não tiver incômodos nem dor, não há problemas em subir ou descer escadas.

• Atividades físicas também são proibidas: verdade. A recuperação completa ocorre após 45 dias, neste período o esforço deve ser evitado, a atividade física pode atrapalhar a recuperação e causar problemas.

• A quarentena é 40 dias exatos: Mito. Ela pode durar de seis a oito semanas, este período os cuidados para que a recuperação seja feita por completo é indispensável.

mae e bebe

Fazer o pré natal e o acompanhamento com obstetra é indispensável para que durante toda a gestação e após a saúde da mãe e do bebê não seja afetada. Consulte um médico para maiores informações.

E se você quer saber mais sobre gravidez assista ao vídeo do canal Mundo Mulheres no Youtube e veja Gravidez: passo a passo do desenvolvimento do seu bebê:

Leia mais sobre gravidez

18/03/11 por Lucimari

   



Mais informações por email

Comentar