Recibo simples exemplo

O recibo é um documento necessário para poder se comprovar o pagamento de um determinado produto ou serviço. Saiba mais:

É normal as pessoas comprarem bens de consumo ou serviços ao longo do tempo, porém algumas vezes podem ocorrer alguns pequenos problemas com a compra efetuada. Para isso não acontecer, ou se acontecer, é preciso ter uma maneira de comprovar onde a compra foi feita e se o pagamento foi realmente realizado.

Assinando documento

O recibo, ou comprovante de pagamento serve exatamente para isso. Caso um consumidor compre um produto ou contrate um determinado serviço, o recibo é o documento que comprava que ele pagou por esse produto ou por esse serviço. Assim, caso ocorra alguma cobrança indevida, ele tem como comprar que pagou pelo mesmo.

Alguns documentos emitidos quando alguém compra algum produto, garantem os direitos do consumidor. Esses documentos são: o recibo, a garantia e a nota fiscal. Quando comprar um produto ou contratar algum serviço, mantenha sempre esses três itens guardados, pois eles são a prova de que você comprou e que efetuou o pagamento.

Saiba como fazer o recibo e para que serve esses documentos:

Diferença entre recibo e nota fiscal

Diferente do que algumas pessoas pensam o recibo não é o mesmo que a nota fiscal. O recibo ou comprovante de pagamento é o documento pelo qual é comprovado que o pagamento por um determinado produto ou serviço foi efetuado. É importante ter em mãos esse documento, pois caso precise comprovar que pagou por aquilo que comprou, basta apenas apresentar a sua via.

Assinando

O recibo deve ser emitido em duas vias, alguns casos necessitam-se até mesmo de três. Assim, uma via fica com o comprador e a outra com o vendedor. Guarde sempre esse documento, junto com a garantia e a nota fiscal.

Após comprar um produto ou contratar um serviço, e o mesmo não é exatamente aquilo que foi vendido, ou se apresenta algum tipo de problema, é preciso voltar ao estabelecimento com o recibo que comprove que ele comprou e pagou por aquele produto ou serviço e a nota fiscal.

A nota fiscal garante os direitos de consumidor quando o produto apresentar algum defeito, pois com a sua apresentação é possível garantir os direitos de consumidor, caso o produto precise de reparos ou em alguns casos até mesmo a troca. A garantia do produto também serve para esses casos que se apresenta algum defeito.

Como fazer recibo

Fazer um recibo é simples. O vendedor pode ter um recibo timbrado pela sua empresa, feito em gráfica ou empreso no momento da compra mesmo. O recibo deverá conter os dados do comprador, como seus documentos e endereço, além também de discriminar os produtos ou serviços pelos quais o mesmo pagou. Para garantir ainda mais segurança, dependo do produto ou serviço oferecido, algumas empresas optam até mesmo pela presença de duas testemunhas para assinar o recibo e dar mais garantia ambas as partes envolvidas.

Caderno e computador

Você pode fazer o recibo da seguinte maneira:

Eu, (seu nome ou da empresa), recebi de (nome do consumidor que está pagando) portador do RG (número do documento), CPF (número do documento), residente na (endereço contendo rua, número, cidade, estado e CEP) , (estado civil, se é casado, solteiro, viúvo ou divorciado), que trabalha na empresa (nome da empresa, ou se não trabalha o use o termo “desempregado”), o valor de (colocar o valor em números e também por extenso) correspondente ao(s) seguinte(s) produto/serviço (discriminar o produto ou serviço comprado).

Logo abaixo do recibo, deverá conter o nome do comprador e a data da compra com sua assinatura, bem como o nome e assinaturas das testemunhas. Além do carimbo com a assinatura do responsável pela venda do produto ou serviço.

Lembre-se que é preciso ter duas vias desse recibo, uma para o comprador e outra para o consumidor. Guarde esse documento para prevenir possíveis problemas futuros.

Nesse vídeo do Portal Zun você confere modelo de recibo simples:

Saiba mais sobre recibo e documentos:

Modelo de recibo simples 
Como fazer recibo de aluguel 
Créditos da nota fiscal paulista 
Informações da empresa pelo CNPJ 
Receita federal nota fiscal paulista consulta créditos 
Modelo de contrato de empréstimo

04/06/10 por Ananda Morales

   



Mais informações por email

Comentar