Redação dissertativa como fazer

Uma redação dissertativa deve ser bem organizada e esclarecedora, veja a sua estrutura e faça um bom texto nas provas e concursos.

mulher escrevendoA redação é, muitas vezes, a parte mais importante de uma avaliação, principalmente em vestibulares, provas do ENEM e concursos públicos em que o peso de uma dissertativa vale muito.

Os temas propostos normalmente trazem atualidades ou acontecimentos históricos, de qualquer maneira toda redação deve ser bem estruturada com começo, meio e fim, ela deve apresentar opiniões e sempre defender uma ideia.

Não é tão difícil fazer uma redação dissertativa, veja abaixo algumas dicas e saiba como estruturar a sua:

Dicas para fazer uma boa redação dissertativa

O primeiro passo é organizar as sua ideias, saber o que você vai colocar na introdução, no desenvolvimento e na conclusão. Coloque tudo de maneira clara e tenha como objetivo convencer o leitor de que o seu ponto de vista é o correto, mas sempre através de argumentos que tenham peso.

Escreva sempre utilizando o seu poder de persuasão e não esqueça de utilizar sempre a 3ª pessoa para generalizar o assunto e transmita conhecimento de modo geral (e não particular).

livros na mesa

Introdução

O primeiro passo para uma redação ser bem elaborada é antender ao tema proposto, não fuja do que foi pedido, leia o texto de apoio (normalmente há mais de um até) e faça uma introdução falando um pouco sobre o assunto. No começo do texto você vai "falar sobre" o tema, ainda não é o momento de emitir nenhuma opinião, apenas levantar questões.

Desenvolvimento

Em seguida você fará o desenvolvimento que deve ser dividido em dois ou três parágrafos para que sua ideia fique bem organizada. Cada argumento deverá ter um parágrafo para desenvolvimento, ele é essencial para que a sua redação tome caráter dissertativo (lembrando que dissertar significa discursar, discorrer sobre um tema).

No desenvolvimento você colocará opiniões pautadas em citações de autoridades políticas, pesquisadores, resultados de pesquisas ou algo que tenha fundamento. Nunca utilize opiniões extremamente pessoais ou que faça sentido apenas para você e o seu contexto de vida (ex: minha mãe me ensinou assim, por isso, isso está certo), discorra sobre algo que tenha sido estudado e comprove o que você apresentou na introdução através de exemplos que tenham peso.

Mais sobre Redação dissertativa como fazer

Conclusão

Faça uma conclusão mais ou menos do tamanho da sua introdução, verifique o número de linhas estipulado e não ultrapasse. A conclusão de uma redação dissertativa deve fechar a ideia principal, é nela que você vai "costurar" as ideias colocadas e "provar" o que foi dito até aqui.

Retome o que foi dito e aponte uma "solução" para a problemática apresentada, faça um link com o que já foi dito e conclua a sua ideia de maneira maquiada pelo uso da 3ª pessoa.

Algumas maneiras de começar a sua conclusão são: "Assim sendo", "Logo", "Diante do exposto", " Diante da situação mencionada", "Diante da temática explorada", entre outros. Não se esqueça de colocar uma vírgula após a expressão de coesão ou expressão conclusiva (que são separadas por vírgulas sempre).

livro aberto

E para mais dicas de como fazer uma dissertação assista ao vídeo do Youtube:

Saiba mais sobre redação




Lucimari
13/08/10

Mais informações por email.

Comentar sobre Redação dissertativa como fazer

Destaque

Feriados mais importantes do Brasil

Feriados mais importantes do Brasil