Revolução industrial resumo

Muitas mudanças significativas ocorreram após a Revolução Industrial da Inglaterra e até hoje podem ser sentidas por nós, conheça-as.

primeira-revolução-industrialA partir do século XVIII se iniciou na Inglaterra a Revolução Industrial marcada pelo salto tecnológico e a mecanização de vários sistemas de produções, além de ter surgido o país a Inglaterra também saiu na frente nos processos de industrialização.

A Revolução Industrial é também um dos principais fatores que marcaram o início da Idade Moderna, diferente da Idade Média quando a produção era liderada pelo artesanato como forma mais utilizada.

A Inglaterra é e foi pioneira na revolução porque tinha a principal fonte de energia para as locomotivas e máquinas a vapor, o carvão mineral possuía reservas com enormes quantidades no subsolo.

Mais sobre revolução industrial resumo

Revolução Industrial como começou

Na época o ferro era muito valorizado e não era somente reservas de carvão em subsolo que a Inglaterra possuía, existia uma riqueza de minério de ferro que era a matéria prima muito utilizada no início da Revolução Industrial e o país também oferecia muita mão de obra com grande número de trabalhadores interessados e os ingleses tinham muito interesse e capital para investir, tudo isso contribui para que a Inglaterra fosse pioneira e se destacasse.

Mulher-trabalhando.

O século foi marcado pelos avanços da tecnologia devido à modernização, constantes adaptações e aperfeiçoamento das máquinas e dos meios de transportes, os meios de produção foram revolucionados pelas máquinas que substituíam a mão de obra do homem causando o desemprego o que fez a produção aumentar seu ritmo foi o baixo custo já que as mercadorias eram “baratas”, a produção não dependia mais do homem e não tinham mais que pagar pelo seu serviço tornando um custo a menos.

Revolução Industrial consequências

Esta revolução também trouxe muitos problemas, desde o surgimento das máquinas e das locomotivas a vapor as fábricas foram crescendo e surgindo cada vez maiores, mas a condição de trabalho era completamente precária ainda era preciso o trabalho do homem para manusear as máquinas e até crianças e mulheres trabalhavam em locais sujos, empoeirados, pouco iluminados, não tinham nenhum benefício e o salário era muito baixo ou mesmo nem tinham salários.

Maquinas-da-Revolução-industrial

Trabalhavam cargas excessivas de horários entre muitos outros fatores que os levaram a reações, grupos sindicalistas foram criados, greves de funcionários, o ludismo até a criação das leis trabalhistas. O que podemos concluir é que a revolução industrial teve lados positivos e negativos, por um lado barateou os produtos, tornou a produção mais rápida e o aumento do consumo, por outro gerou o desemprego, poluição sonora, visual, ambiental e o êxodo rural, entre muitos outros fatores a Revolução Industrial é mais um progresso da civilização que nos causa perguntas e dúvidas sem respostas.

Para mais informações assista ao vídeo do Youtube Fases da Revolução Industrial:

Veja mais sobre Revolução Industrial

17/08/10 por Lucimari

   



Mais informações por email

Comentar