Saiba o que é PIS

O PIS é um programa criado pelo governo a fim de pagar um salário mínimo anualmente para os trabalhadores cadastrados e regulados.

receba seu pis

O PIS é o Programa de Integração Social, um programa criado pelo governo a fim de que os trabalhadores possam sacar anualmente uma quantidade de abono específica de acordo com o salário do trabalhador. Outro programa que trabalha juntamente com o PIS é o PASEP, sendo que estes números podem ser encontrados na carteira de trabalho do empregado, assim que ele for contratado.

O número do PIS é fornecido somente uma vez, e quando esta é perdida, é preciso direcionar-se às agências bancárias onde este foi cadastrado para consultar o numero novamente. Os bancos que fornecem este abono podem ser diferentes, uma vez que o contratante possui a obrigação de cadastrar o número do PIS do empregado assim que este tirar a sua carteira de trabalho.

Quem tem direito ao PIS

homem segurando carteira de trabalhoO PIS é um benefício que é distribuído de acordo com as condições trabalhistas de um indivíduo. As datas para pagamento e o local devem ser consultados com antecedência, para que não haja nenhum tipo de imprevisto indesejável.

Quem tem direito ao PIS são: trabalhadores registrados por pelo menos cinco anos no PIS/PASEP, ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias e a remuneração mensal de até 2 salários mínimos, além de obter também, os dados cadastrados corretamente no RAIS.

Quem não tem direito ao PIS

trabalhadores ruraisAssim como muitos trabalhadores têm direito de receber o abono salarial do PIS, uma boa parte dos trabalhadores não consegue ter acesso a este benefício.

Isto porque, não se enquadram exatamente dentro dos parâmetros necessários para sacar o PIS. Estas pessoas são: trabalhadores urbanos veiculados a uma pessoa física, trabalhadores rurais, empregados domésticos, aprendizes (menores) e diretos sem vínculo empregatício.

O PIS é um direito do trabalhador, que exerce suas funções corretamente e que após cinco anos registrados em algum banco neste programa de benefícios, pode retirar um valor equivalente e um salário mínimo. É importante também, consultar as datas que os pagamentos são efetuados, para que não haja nenhum imprevisto e a possível perda deste benefício.

Veja neste vídeo do Youtube quem tem e quem não têm direito ao PIS:

Saiba mais sobre PIS

24/02/10 por Talita

   



Mais informações por email

Comentar