Saiba um pouco mais da culinária da região Norte

O Brasil possui uma das gastronomias mais apreciadas em todo o mundo, conheça um pouco da cultura e culinária da região Norte.

Comidas típicas do BrasilO Brasil possui uma das culinárias mais ricas e diversificadas do mundo. Cada região do Brasil possui seus pratos típicos que são preparados de acordo com suas antigas tradições e transmitidas de geração para geração. A culinária do Brasil é uma mistura de ingredientes europeus, africanos e indígenas que faziam adaptações dos pratos substituindo os ingredientes que faltavam por ingredientes locais.

A feijoada, prato mais tradicional do Brasil foi inventada pelos escravos que misturavam os restos de carne descartada pelos senhores com feijão preto para poder aguentar uma rotina difícil de trabalha nas fazendas.

A região Norte possui uma das mais ricas e diversificadas culinárias do Brasil, veja quais são os pratos típicos:

Região Norte culinária típica

A culinária da região Norte possui uma grande influência de ingredientes indígenas misturadas com ingredientes de imigrantes, sendo a culinária mais exótica de todo o Brasil.

Os pratos mais apreciados na região Norte são carne de sol, paçoca com banana, pato no tucupi, doce de buriti, pudim de cupuaçu, tambaqui na brasa, baião de dois, cuscuz de milho, pamonha, caruru, maniçoba, jambu, camarão ao bafo, arroz com pequi, feijão tropeiro, galinhada, peixe na telha entre muitos outros desta região.

Tambaqui na brasa

Região Norte cultura

A região Norte do Brasil é formada pelos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A população desta região é bem diversificada e conta com indígenas, imigrantes, cearenses, gaúchos, africanos, nordestinos, europeus, asiáticos e paranaenses que contribuem para a diversidade da cultura da região Norte.

Uma das festas populares mais importantes da região Norte é o Círio de Nazaré, que é realizada no segundo domingo de outubro e reúne mais de 2 milhões de pessoas em Belém do Pará. Outro festival também muito importante na região é o Festival de Parintins, conhecida popularmente como festa do Boi-Bumbá que é realizada em junho no Amazonas, rica em música, culinária e danças.

Mais sobre Saiba um pouco mais da culinária da região Norte

Festival de Parintins

Os ingredientes mais usados na culinária da região Norte são: mandioca e Castanha-do-Pará que está presente em quase todos os pratos.

Para saber mais sobre a culinária da região Norte, confira o vídeo com a receita de Baião de Dois.

Saiba mais sobre culinárias típicas




Talita
09/06/09

Mais informações por email.

Comentar sobre Saiba um pouco mais da culinária da região Norte

Destaque

Receitas saborosas para a semana santa

Receitas saborosas para a semana santa