Sintomas de gravidez no primeiro mês

Desde o primeiro mês de gravidez o organismo passa por muitas mudanças e já dá sinais de que se prepara para gerar o bebê!

Mulher com náuseas
Desde os primeiros sintomas e em todas as mulheres, mesmo as que já tiveram mais de um filho, nenhuma gravidez é igual à outra! Os sintomas podem ser os mesmos ou se diversificar em intensidade e frequências,  algumas mulheres podem ganhar peso desde o primeiro mês de gestação enquanto outras ganham no máximo cinco quilos até o último mês... Outras podem sentir as náuseas, vômitos, sonolência, aumento de apetite, irritabilidade, sensibilidade já nas primeiras semanas e outras posteriormente à confirmação do bebê!

Abaixo, listamos alguns dos sintomas de gravidez considerados mais comuns nas duas importantes etapas: antes do atraso menstrual e no primeiro mês. Confira:

Sintomas de gravidez antes do atraso

Antes mesmo do primeiro atraso menstrual muitas mulheres já podem sentir alguns sintomas da gravidez, porém é necessário saber diferenciá-los de uma possível TPM ou de algum distúrbio provocado pela ansiedade em ter a gestação confirmada ou não. Normalmente, após 2 semanas da concepção, o corpo feminino já dá sinais da gravidez mas em muitos casos esse tempo pode ser insuficiente para suspeitar do atraso menstrual.

Dor-de-cabeça

Nota-se principalmente, o excesso de sono e cansaço provocado pelas mudanças hormonais e de metabolismo, as náuseas provocadas pelo aumento do estrogênio, desmaios, vertigens e dores de cabeça provocados pelas mudanças de pressão sanguínea. Entretanto, como esses sintomas não são exclusivos da gestação, é impossível confirmar a gravidez no primeiro mês sem que seja feito um exame laboratorial!

Sintomas de gravidez nos primeiros dias

No primeiro mês da gravidez, os sintomas que ocorriam antes do atraso menstrual se intensificam: é o organismo adaptando-se para que o crescimento do embrião. Com o útero pressionando a bexiga a vontade de ir ao banheiro no primeiro mês da gravidez aumenta consideravelmente.

gravidez na adolescencia

Alguns dos sintomas primários, como as náuseas e o cansaço podem cessar, manter o mesmo ritmo ou ainda acontecer de forma mais constante no primeiro mês da gestação, graças ao turbilhão de hormônios que agita o metabolismo e também pode provocar várias emoções que podem variar da tristeza à alegria em poucos minutos!

Já no primeiro mês de gravidez é indispensável o acompanhamento médico, principalmente para que sejam feitos os exames obrigatórios do pré-natal e assim garantir a saúde da mamãe e do bebê pelos 8 meses que se seguirão!

Saiba mais sobre sintomas da gravidez

26/07/10 por Talita

   



Mais informações por email