Situação da Economia no Brasil atual

Uma das maiores potências mundiais, o Brasil possui grandes fontes de economia que se diversificam no vasto território mundial.

BrasilO Brasil destaca-se no cenário da economia mundial, e está classificado como a sexta maior economia do mundo, e em segundo lugar como a maior economia do continente americano, perdendo apenas para os Estados Unidos. O Brasil possui diversas fontes de economia, por isso é enquadrado em um grupo denominado BRIC, iniciais do nome de quatro países - Brasil, Rússia Índia e China - chamados como os quatros países com economias promissoras para os próximos 50 anos. A economia brasileira apresenta um crescimento constante e estima-se que em 2050 seja a quarta maior economia do mundo.

O Brasil também faz parte de grandes grupos da economia mundial como o Mercosul, GR+5, UNASUL, G20 e o Grupo de Cairns. Além de ser também, grande exportador de muitos materiais e produtos manufaturados e semimanufaturados.

Economia atual do Brasil

O Brasil possui uma economia sólida que foi construída nos últimos anos, após a forte crise de confiança que o país passou em 2002. Hoje a inflação é controlada, as exportações sobem mais a cada dia e a economia cresce em um ritmo satisfatório. O Brasil é responsável pela exportação de várias matérias primas derivados da agricultura e pecuária, minérios, indústrias, energia e petróleo.

Agricultura e pecuária

O ramo da agricultura e pecuária é o setor que mais influencia de forma significativa o desenvolvimento do Brasil, pois são eles os responsáveis por 25% da mão de obra do país, e por mais 25% da renda de exportações. Eles também são os responsáveis por abastecer uma população que cresce em um ritmo acelerado e por gerar excedentes para a exportação.

agricultura e pecuária

Minérios

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de minério de ferro, responsável por 5% do PIB – Produto Interno Bruto - ficando atrás apenas da Austrália que produz cerca de 395 milhões de toneladas por ano. Além do minério de ferro o Brasil também produz e exporta em grande quantidade metais importantes e apreciados do exterior como carvão mineral, ouro, prata, ferro e nióbio.

Minérios do Brasil

Indústrias

O setor industrial é fundamental para o desenvolvimento econômico de um país, pois é ele quem ajuda na melhora da renda nacional e ainda promove o aumento do nível de vida da população. As indústrias brasileiras são divididas em diversos ramos que contribuem diretamente para o PIB – Produto Interno Bruto – e por causa desta grande diversificação de mercadorias exportadas, o Brasil passou a atingir sucessivos recordes com a melhora de 6% na produção industrial.

Montadora de carros

Energia e petróleo

As formas de energia produzidas no Brasil também roubam a atenção mundial, pois uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, a Itaipu, está localizada na fronteira Brasil/Paraguai, nas cidades de Foz do Iguaçu - PR no Rio Paraná e Hernandarias (PY), e representa uma forte fonte de economia para o Brasil, além das formas de energias renováveis como a energia eólica e a energia solar. O petróleo é outro produto de grande importância para o Brasil, pois só ele representa 4,9% de toda a economia nacional.

Hidreelétrica

Nos últimos anos o Brasil está entre os 20 maiores exportadores do mundo, com US$ 137,6 bilhões de produtos e serviços vendidos em outros países.

Para saber mais sobre a economia atual do Brasil confira o vídeo do Youtube:

Saiba mais sobre Brasil atual

08/04/09 por Talita

   



Mais informações por email

Comentar