Tipos de pimentas e seus benefícios

Existem muitos tipos de pimentas, entre elas estão algumas com sabores agradáveis e amenos, e também as extremamente picantes.

várias pimentas

A pimenta é um alimento classificado como condimento culinário que tem o objetivo de deixar um sabor “picante” e diferente no alimento. Ela é incrementada em vários pratos de diversas culturas, etnias e países diferentes. Um tempero universal que no Brasil faz muito sucesso para os consumidores.

No país há cerca de dez tipos de pimentas conhecidas e muito usadas, ao longo dos anos foi descoberto que os diversos tipos de pimentas trazem inúmeros benefícios para a saúde, considerados um alimento termogênico e também ajuda no processo de perda de peso. Veja a baixo as pimentas mais conhecidas:

Pimentas picantes

Tabasco: é uma pimenta original do Chile, é muito saborosa e picante.

Pimenta-de-Cheiro: seu sabor é apreciado em vários estágios na colheita, sua cor varia também: vai desde o amarelo quase branco, preto, alaranjado e vermelho, o sabor pode até ser doce, dependendo do estágio que foi feita a colheita ou muito picante. Muito usada no Brasil em pratos nordestinos.

Pimenta Malagueta: possui pungência baixa, média e alta, é também uma das mais usadas em todo o mundo. Os frutos quando imaturos são verdes, depois ficam vermelhos, é utilizada no preparo de pratos, em conserva ou em molhos.

Pimenta Habanero: com um sabor forte e persistente é uma pimenta muito apreciada no Caribe e na Costa Norte do México, utilizada em molhos, seca ou fresca para o preparo de diversos pratos, sua cor varia do amarelo, passando pelo laranja até o vermelho.

Bhut Jolokia

Pimenta-de-Bode: como é conhecida popularmente ela possui frutos de variáveis cores. Amarelo, verde ou vermelho parecida com uma pitanga também possui formatos diferentes redondos ou achatado, seu aroma é muito apreciado, utilizada em pratos típicos como pamonha, feijão, arroz, carnes entre outros.

Pimenta Cumari-do-Pará: altamente picante é uma pequena pimenta de frutos ovais e redondo de cor amarela ou verde, seu aroma é bastante apreciado por ser forte, é muito consumida em conserva.

Pimenta Chili: é originaria do México, uma pimenta muito picante muito utilizada em pratos típicos italianos e mexicanos, usada no preparo de frutos do mar, aves, vegetais, carnes, coquetéis e até sopas.

Pimenta Bhut Jolokia: é a pimenta mais picante do mundo é até recomendado para sua manutenção que seja usado luvas e mascaras para não provocar irritações e alergias.

Pimentas mais suaves

Pimenta-da-Jamaica: é consumida em grãos ou em pó, adocicada ela é muito apreciada por não ser tão picante quanto as outras, comparada com os aromas de cravo, canela e até noz-moscada ela é usada em diversos pratos desde o preparo de carnes até biscoitos, pudins e tortas.

Pimenta Jalapeno: também do México ela possui cor verde e vermelha, os frutos são colhidos maduros ou imaturos, é muito comum nos Estados Unidos e no México, consumida como molho, desidratada, em pó, conserva ou fresca, ela possui este nome devido a uma homenagem a cidade de Jalapa.

Pimenta Dedo-de-Moça: é muito apreciada no Brasil, de formato alongado de cor verde quando imatura e vermelha quando madura, muito picante e saborosa, é consumida desidratada, em flocos com as sementes conhecida como pimenta calabresa, em conserva, fresca e líquida, pode ser adicionada em variáveis pratos e consumida também em molhos.

pimenta do reino

Pimenta-do-Reino: uma das mais conhecidas no mundo inteiro, ela tem formato redondo, é pequena de cor esverdeada ou avermelhada, geralmente para a comercialização passam por um processo de secagem e fica de cor preta, também muito saborosa e pode ser incluída em diversos pratos.

Pimenta Chapéu-de-Frade ou Cambuci: conhecida popularmente por estes dois nomes é uma pimenta que apresenta frutos vermelhos e verdes, o nome Chapéu-de-Frade é devido a seu formato, possui sabor adocicado, muito utilizada em preparos de cozidos e saladas.

Pimenta Branca: é nada mais que a pimenta do reino seca, descascada e madura, não tão picante quanto a tradicional pimenta do reino, mas muito apreciada, utilizada em sementes ou em pó, muito utilizada no preparo de maionese, molhos, saladas e sopas.

Pimenta Doce ou Pimenta Americana: substitui muitas vezes o pimentão, ela possui sabor e aroma doce, muito usada em pratos típicos brasileiros.

Além da pimenta ser um alimento termogênico ela pode prevenir o organismo de várias doenças, estimula o apetite, melhora a circulação sanguínea, entre outros.

Veja neste vídeo do Youtube mais dos inúmeros benefícios da pimenta:

Saiba mais sobre pimentas

20/01/11 por Ana Maria

   



Mais informações por email

Comentários

  1. Olá! gostaria de saber se a pimenta americana (pimenta doce) tem as propriedades iguais da pimenta vermelha (dedo de moça) ou é mais para o lado do pimentão (o sabor é igual ao do pimentão). alguém teria a resposta ?

    joel pereira

    12/03/14

Comentar