Amor platônico significado

Você já sofreu por um amor não correspondido? Saiba que este sentimento tem bases filosóficas de Platão, tão conhecido amor platônico.

menina atrás de balão no pôr do sol

Uma expressão muito conhecida mundialmente que quer dizer um ideal de amor por uma pessoa livre de interesses, puro e perfeito e mais conhecido por ser impossível, a interpretação do termo tem origem pela teoria de Platão que acreditava na realidade essencial e não cogitava a fantasia humana nem a razão.

O que é amor platônico

Na teoria popular este amor é o mais impossível de todos, ele existe, mas é impossível de se concretizar por diversos fatores, na filosofia platônica ou de Platão quer dizer “falta”, ou seja, o amante busca na pessoa amada a ideia de “ter”, o amor pode até ser correspondido, mas impossível se tornando algo pleno, recíproco e dialético, podemos dizer que amor platônico significa o modo como Platão via o amor e sua filosofia sobre.

Há diversas formas de amar este de maneira platônica nos remete a ideia de perfeição de algo mais belo que a relação entre duas pessoas pode oferecer, mas que há sempre uma barreira que impeça dele ser concretizado mesmo que exista amor. Fatores sociais, ambientais e religiosos podem impedir.

Crença no amor platônico

Não se deixa de amar, nos dias de hoje pode ser que exista, mas há polêmicas e controvérsias que envolvem o amor platônico e geralmente ninguém assume ou mesmo sabe se acredita que o amor que sente um pelo outro pode ser chamado de platônico.

Isso depende muito também da crença porque muitas pessoas não creem em Platão vão contra suas idéias então mesmo que uma pessoa que ame de acordo com a filosofia platônica mas não concorda com estas idéias não podemos classificar como um amor platônico.

mão segurando coração de papel partido

O mais importante é amar de qualquer forma e maneira, o amor seja platônico ou não é lindo porque é o sentimento mais nobre que o ser humano pode sentir sem desejar interesses materiais e outros, apenas por amar a pessoa como ele é mesmo sem valores nenhum. Dizem que hoje em dia é raro vermos o amor platônico entre duas pessoas, lembramos também que esta filosofia contradiz com a paixão que é algo feroz e insaciável diferente do amor platônico que se contenta com a imagem, cheiro e as lembranças.

Publicado por Ana Maria
Revisado em 29/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar