Barroco no Brasil características

O estilo Barroco foi um período de transformação de literatura e arquitetura no Brasil que destacou grandes e renomados artistas.

igreja da ordem terceiraDenominado como um estilo artístico e característica de uma época mundialmente vivida, o estilo barroco cresceu grandemente e em pouco tempo desde que foi introduzido no Brasil no século XVII pelos missionários jesuítas. Seu antecedente era o estilo renascentista, o que fez com que o estilo barroco parecesse uma forma de continuação do renascimento quando foi introduzido. Porém, após algum tempo, as reais intenções dos missionários foram expressas. Enquanto as características do renascimento eram mais voltadas para formas simples, equilíbrio e harmonia em todos os sentidos (desde obras literárias às arquiteturas) o estilo barroco possuía fortes características de exuberância.

Maior dramaticidade, realismo e exagero eram o grande foco do estilo barroco tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo. A introdução do estilo barroco no Brasil e no mundo é tão importante que ele foi considerado um período artístico e histórico de grandes novidades em assuntos nunca antes discutidos como Deus, o homem e tudo o que existe. As obras literárias clássicas e a arquitetura rica e exuberante são as grandes marcas que o estilo barroco deixou no Brasil e em todas as partes em que foi introduzido.

Barroco no Brasil características literárias

O início do movimento barroco no Brasil deu-se pela publicação do poema Prosopopeia de Bento Teixeira em 1601. Desde a sua publicação, as obras literárias existentes no Brasil sofreram com grandes modificações naquela época. Como sabemos, desde o descobrimento do Brasil, Minas Gerais foi considerado o estado mais rico da Terra de Santa Cruz. E foi o foco das características do estilo barroco, pois os manifestos deste estilo logo estavam ligados à arquitetura, onde houve um grande movimento promovido pelo escultor Aleijadinho.

As principais características literárias do estilo barroco eram: dualismo, fugacidade, pessimismo, feísmo, cultismo, conceptismo, metáforas, antíteses, hipérboles e paradoxos, literatura moralista, antropocentrismo versus teocentrismo e o principal deles: o conflito existencial gerado pela dúvida do homem entre o prazer e a fé. Um dos mais importantes autores de poemas do período barroco no Brasil é Gregório de Matos Guerra, conhecido como “Boca do Inferno”.

poema barroco brasileiro

Barroco no Brasil características da arte

No Brasil, as características do estilo barroco eram focadas na pintura e na arquitetura. As pinturas possuíam características extremamente clássicas e tradicionais. Eram consideradas um complemento ao projeto arquitetônico que em muitos os casos, eram igrejas. O grande mestre da pintura barroca destacou-se em Minas Gerais, Manuel da Costa Ataíde revolucionou o estilo das pinturas e como os pintores eram vistos na época do barroco no Brasil.

Os seus principais trabalhos podem ser vistos até hoje, pois a maioria das pinturas era feita nos tetos das igrejas e nos vitrais. Algumas das principais são: Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Igreja de Santo Antônio.

forro da igreja barroca

Já no estilo de obras e esculturas, o barroco possuiu um grande artista no Brasil. Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho foi um escultor reconhecido mundialmente. Suas obras são expostas até hoje e durante aquela época, Aleijadinho recebeu muitas encomendas de missionários e pessoas importantes da Europa.

A dramatização e a exposição explícita de dor e  sofrimento são as principais características do barroco, considerada uma Arte Sacra, pois constituía-se basicamente de pinturas e esculturas religiosas. A principal obra de Aleijadinho é o conjunto de esculturas denominado “Doze Profetas” que está localizado na entrada da Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Minas Gerais.

od doze profetas de aleijadinho

Após o estilo barroco, o Brasil passou por vários períodos de estilo de literatura e arquitetura como o arcadismo, realismo, naturalismo, parnasianismo, simbolismo, pré-modernismo, modernismo e estilo contemporâneo, o qual vivemos hoje.

Veja neste vídeo do Youtube algumas imagens da Igreja da Terceira Ordem de São Francisco, em Minas Gerais:

Publicado por Talita
Revisado em 29/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar