Benefícios da caminhada para a saúde

Caminhar é um exercício que faz bem para corpo e mente e praticamente não possui contraindicação. Conheça alguns de seus benefícios:

 

Praticar exercícios trazem muitos resultados positivos para o ser humano. A caminhada é uma atividade que deveria ser praticada por mais pessoas, pois proporciona inúmeros benefícios para todos.

Pés caminhada 4

Muitos médicos incentivam seus pacientes a fazerem as caminhadas, pois além de ser uma atividade física, faz bem para o coração, para o colesterol, ajuda a fortalecer os músculos e ainda é um ótimo exercício para relaxar a mente.

Prepare um bom tênis para fazer sua caminhada, alongue-se e claro, tenha uma alimentação saudável repleta de vitaminais e nutrientes para o seu corpo. Escolha o melhor caminho e pronto!

Benefícios para o corpo

A caminhada é o melhor exercício para os sedentários começarem a praticar, pois não exige ter um bom condicionamento físico para praticar e cada um escolhe o seu ritmo. Além também de consumir muitas calorias, a caminhada colabora para sumir com aquelas indesejadas gordurinhas.

Idosa caminhando

Como a caminhada estimula a produção de cálcio, os ossos também são favorecidos, além de contribuir para uma boa circulação, diminuindo o risco de problemas cardíacos. Não somente por isso, a caminhada combate o colesterol mau, aumento o bom colesterol no organismo.

A caminhada também é indicada para pacientes que sofrem com altos níveis de glicose no sangue. E não para por aí, os benefícios para o corpo são muitos, como aumenta a flexibilidade, previne celulites e estrias, diminui a pressão arterial, aumenta o metabolismo e ainda previne os riscos de obesidade.

Benefícios para a mente

Além de tantos benefícios para o corpo, a caminhada também proporciona diversos benefícios para a mente. Caminhar alivia os níveis de estresse do dia-a-dia que está cada vez mais corrido e estressante.

Caminhando

Para combater a ansiedade e a depressão a caminhada é uma ótima aliada. Pois o exercício combate o desanimo, gastando a energia do seu corpo, ajudando a acalmar a mente e deixar as ideias fluírem de maneira mais consistente e produtiva.

Para as mulheres, mais um ótimo motivo para praticar caminhadas! Além de prevenir as terríveis celulites e estrias, o exercício também diminui os níveis da TPM – tensão pré menstruais –, o que para muitas é um alívio!

Sempre pratique exercícios. Comece por uma caminhada leve, e quando se sentir preparado para aumentar seus exercícios procure uma academia e pratique outros exercícios como a corrida, bicicleta ou musculação.

Nesse vídeo do Youtube você confere mais informações e benefícios da caminhada:

Publicado por Ananda Morales
Revisado em 29/09/2017

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