Brotoeja em bebê no rosto

Apesar de não ser uma doença a brotoeja causa incômodo como coceiras e irritações na pele dos bebês que sofrem com esta dermatite.

bebê com cobertor

Muito comum em bebês recém-nascidos, a brotoeja pode assustar muitas mamães de primeira viagem, mas não é caso para preocupações maiores. A brotoeja é um nome popular da miliária, que é uma dermatite inflamatória que ocorre devido à abdução dos dutos condutores e excretores das glândulas sudoríparas, ou seja, a não liberação do suor do bebê.

A brotoeja é muito comum no rosto, nas costas, pernas e braços do bebê, e surgem com mais frequência em lugares com dobras de pernas, como axilas, panturrilhas e regiões próximas ao rosto.

Os principais fatores que causam este tipo de dermatite são exposição do bebê às altas temperaturas, tecidos que absorvem a transpiração e o excesso de cobertores, agasalhos e afins. As lesões no rosto e corpo do bebê aparecem de acordo com a quantidade de dutos sudoríparos que estão bloqueados, impedindo assim, a eliminação do suor, causando a brotoeja.

Brotoeja em bebê como tratar

Como sabemos, a brotoeja nos bebês é causada pelo excesso de calor que o corpo da criança está sofrendo e a dificuldade para expelir o suor. Sendo assim, a melhor forma para tratar da brotoeja, sendo no rosto ou em outras partes do corpo do bebê é refrescando a área e fazendo com que não haja muito contato de roupas, cobertores ou mantas com a pele do bebê.

É importante saber também, que a brotoeja é muito comum no verão, onde as temperaturas são mais altas e alguns pais receosos com a temperatura do corpo do bebê o agasalham ou colocam roupas inapropriadas para esta época do ano. Os alimentos gordurosos devem estar fora do cardápio da criança, já que auxiliam na obstrução dos poros sudoríparos da pele do rosto e do corpo do bebê.

bebê

Como evitar brotoeja em bebê

No verão, os bebês podem ser vestidos com roupas frescas, largas e leves, assim como os adultos. Colocar mantas e cobertas em bebês no verão só é recomendado quando a criança for dormir, pois a temperatura do corpo diminui um pouco quando dormimos.

Apesar de não ser comprovado por médicos ou especialistas, as roupas de algodão ou de qualquer outro tipo de fibra natural são mais indicadas do que roupas de tecidos sintéticos para bebês. A ingestão de líquidos é muito importante para a prevenção da desidratação do bebê e é o que estimula a produção dos hormônios e líquidos que serão expelidos pelas glândulas sudoríparas e pelo sistema renal do bebê.

bebê na piscina

A prevenção da brotoeja é muito importante para manter a saúde e bem estar do bebê. Apesar de não ser uma dermatite grave, causa incômodos nos bebês como coceiras e irritações na pele.

Veja neste vídeo do Youtube alguns cuidados que devemos ter com os bebês recém-nascidos, a fim de evitar o aparecimento de brotoejas e outros problemas:

Saiba mais sobre bebês

Publicado por Talita
Revisado em 30/09/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar