Carta formal e informal modelo

Escrever cartas não é uma tarefa fácil, pois é necessária muita atenção e dedicação para que toda ela seja escrita perfeitamente.

Pessoa escrevendo carta.

Vivemos hoje em uma era que dispõe de grandiosos meios de comunicação que disponibilizam a comunicação instantânea como, por exemplo, as grandes redes sociais, mensageiros instantâneos e até mesmo torpedos SMS, porém mesmo com tanta tecnologia empregada no meio de comunicação as cartas formais e informais continuam com força em meio à comunicação devido a sua exigência para devidas modalidades. Você precisa de uma carta formal ou informal? Então aproveite as dicas e modelos abaixo para conseguir descrever cartas formais e informais e se destacar com uma excelente escrita.

Modelo de carta formal

Maquina de escrever.

Para descrever corretamente um modelo de carta formal é necessário primeiramente se atentar para possíveis erros de digitação, gramática ou ortografia que possam ocorrer. Inicie a mesma com o cabeçalho, que deverá apresentar a esquerda o nome e endereço do remetente. Ao lado direito do modelo de carta deve-se constar nome do destinatário, nome da organização, empresa ou departamento público. Para dar continuidade a carta dê espaço duplo e continue a descrever com a data e o assunto do documento, após o início a abertura e texto inicial da carta “documento”. Para iniciar você deverá repetir o pronome de tratamento para apresentar a finalidade do documento de forma formal.

Modelo de carta informal

Caixa de correio para cartas.

O modelo de carta informal não necessita de algumas regras como a carta formal, porém para descrever o modelo de carta informal é necessário observar atentamente os possíveis erros de digitação, gramática e ortografia que possam ocorrer. No cabeçalho do modelo de carta informal acrescente a cidade do remetente e a data da correspondência. Nesta você poderá utilizar o tratamento que julgar mais apropriado como caro amigo, querido amigo entre outros que desejar. Para descrever a carta informal não é necessário descrição do assunto ou apresentação, lembre-se que a redação é inteiramente livre de assuntos cotidianos. Para finalizar a carta informal faça a despedida com saudações como abrações, felicidades ou algumas sugestões que você preferir para finalizar seu modelo de carta informal.

Agora que você já descobriu a diferença entre a carta formal e informal aproveite para descrever algumas delas assim poderá envia-las quando desejar.

No vídeo do Portal ZUN no Youtube você confere outro modelo de carta formal e informal:

Publicado por Talita
Revisado em 29/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar