Comidas saudáveis para o dia a dia

Uma alimentação saudável é um dos fatores que nos ajuda no equilíbrio, bem estar do dia a dia e fortalecimento do corpo.

prato de saladaDe acordo com a OMS, a saúde é definida como um estado de total bem estar físico, mental e social, independente do fato de a pessoa possuir ou não uma doença.

Para contribuir para um dia a dia equilibrado nas questões físicas, mentais e sociais, é necessário que o corpo detenha uma atenção maior de cuidados, afinal são inúmeras as deficiências e doenças causadas por disfunções do organismo. A prática de exercícios, seja através de esportes, de ginástica elaborada ou de simples hábitos diários que ajudam a exercitar e movimentar o corpo, estão aliadas a um fator contribuinte de necessidade extrema do ser humano, a alimentação.

A boa alimentação pode prevenir e melhorar os efeitos de doenças, assim como somente contribuir para a qualidade de vida do indivíduo. Comer só alimentos ricos em vitaminas e minerais não garante uma alimentação equilibrada. É preciso lembrar de hábitos importantes no momento de comer, como por exemplo: comer devagar, optar por líquidos naturais e sempre balancear a quantidade de comida e de diferentes nutrientes em cada refeição. Nos diferentes períodos da vida e em decorrências de doenças e disfunções orgânicas do corpo, algumas adaptações na alimentação diária devem ser observadas.

Comidas saudáveis para gestantes

Grávida comendo maça

No período de gestação da mulher muitas mudanças ocorrem no corpo e por isso é preciso que a alimentação acompanhe essas mudanças e seja adaptada para que tanto o corpo da mãe, como do bebê, se desenvolvam nesse momento da maneira mais saudável possível. A quantidade e os diferentes tipos de nutrientes necessários e consumidos devem ser avaliados. A mulher grávida precisa considerar os seguintes alimentos:

- Vitamina B6: encontrada em carnes, peixes, aves e fígado.

- Vitamina A: encontrada em alimentos alaranjados (cenoura, mamão, abóbora e outros), em ovos e carnes.

- Vitamina C: encontrada em frutas cítricas (abacaxi, laranja, acerola, caju, goiaba e outros).

- Cálcio: encontrado em leites e derivados e em vegetais verdes escuros folhosos.

- Ferro: encontrado em carnes, feijões, legumes, vegetais verdes escuros e ovos.

- Carboidrato: encontrado em arroz, batata, mandioca, pão, massas, bolachas, granola e aveia.

Comidas saudáveis para quem tem colesterol alto

frango gralhado

O colesterol alto é decorrente da ingestão excessiva de determinado tipo de gordura, muito presente em alimentos industrializados, e devido a isso a gordura é armazenada nas paredes dos vasos sanguíneos, principalmente do coração. Isso prejudica o fluxo sanguíneo para o cérebro e demais partes do corpo podendo acarretar em doenças cardiovasculares com consequências fatais.

As gorduras insaturadas são as gorduras encontradas nos alimentos naturais e, portanto, são conhecidas por combater o colesterol ruim. Está presente em alimentos como azeite de oliva, óleo de canola e de milho, amêndoa, castanha-do-pará, abacate, semente de linhaça, peixes como truta e salmão e outros.

As gorduras saturadas são de origem animal e são gorduras consideradas ruins. São encontradas nas carnes vermelhas e brancas, leite e seus derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata). Porém não tem como serem completamente evitadas pois muitos nutrientes presentes nestes alimentos são essenciais para o organismo.

A gordura trans é encontrada basicamente somente em produtos industrializados como margarina, sorvetes, salgadinhos, bolachas e é modificada e hidrogenada prejudicando a absorção das gorduras insaturadas.

Abaixo estão algumas sugestões que contribuem para o bom funcionamento cardiovascular.

- Prefira a carne branca sem pele e grelhada à carne vermelha pois a quantidade de gordura saturada é menor.

- Prefira o leite desnatado ou semidesnatado.

- Evitar pães não integrais.

- Prefira queijos brancos como frescal, cottage ou ricota.

- Substitua os salgadinhos por castanhas, sementes e amêndoas.

Comidas saudáveis para quem tem diabetes

salada de frutas

O controle da diabetes, além de estar relacionada a uma dieta nutricional rígida, necessita de muitas mudanças de hábitos na alimentação. A diabetes é uma doença crônica, ou seja, não tem cura e precisa de uma disciplina para o seu controle. É uma disfunção metabólica que altera a produção de insulina responsável pela digestão de açúcares que produzem energia para o corpo. Há dois tipos de diabéticos, o tipo 1 que descobre a doença quando crianças e aplica insulina para o tratamento e controle medicamentoso e o tipo 2 devido a alimentação inadequada ou fatores genéticos.  Seguem abaixo comidas e hábitos importantes para os diabéticos.

- A quantidade controlada de comida é importante pois mantém o nível de açúcar no sangue também controlado.

- Os vegetais são muito importantes na alimentação. As folhas podem ser consumidas à vontade e legumes também, porém deve-se tomar cuidado com a beterraba.

- As frutas são importantes mas controladas. O ideal é a quantidade de 3 por dias com intervalos entre elas. Recomenda-se maçã, pêra, laranja, mamão, melão e banana.

- Fuja de alimentos como: açúcar (mel e doces em geral), frituras, bebidas alcoólicas, tortas, massas, refrigerantes, sorvetes, carnes gordurosas, pele de aves, embutido, industrializados.

- Prefira pães integrais

- Opte sempre por produtos diet, pois não têm adição de açúcares.

Quer ter mais informações sobre uma alimentação saudável? Veja o vídeo sobre os alimentos saudáveis que devemos comer todos os dias.

Veja mais sobre alimentação

Publicado por Haline
Revisado em 17/09/2014

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