Como formatar o PC passo a passo

Para formatar seu PC você precisa apenas seguir o passo a passo e seguir as nossas dicas. Salve seus arquivos antes de começar o processo.

notebook formatarÉ muito comum reclamações sobre o computador, que ele está lerdo, “travando”, do nada ele congela todo o sistema, programas deixam de abrir e surge aquela tela azul chamada famigerada, isso tudo devido o tempo uso excessivo você cheio de trabalho para fazer, não perca tempo, quando estes sinais começam a aparecer é sinal que uma formatação deve ser feita o mais rápido possível para não gerar mais problemas do que já tem.

Formatar o seu computador significa fazer uma limpeza profunda em todo o sistema, tirar toda a “sujeira” que o deixa lento, para formatar a maioria das pessoas buscam um técnico de informática para fazer o trabalho, mas você pode aprender, além de economizar você mesmo poderá fazer a manutenção do seu PC sem sair de casa.

Cuidados com o PC

Tratando-se de computador estes tipos de problemas são mais fáceis de serem resolvidos do que você imagina, para evitar erros como estes citados acima e evitar também a formatação é preciso ter um cuidado durante o tempo de uso, pequenas prevenções podem garantir que seu PC funcione perfeitamente por mais tempo.

formatar pc

Verificar os erros da unidade que o Windows é instalado, clique em “Meu Computador”, com o botão direito clique em HD (unidade “C:”) depois em “Propriedades” selecione “Ferramentas”, lá encontrará os botões para agendar a verificação e desfragmentação basta clicá-los para fazer a operação. Se quiser também poderá optar por um software e todo este procedimento será realizado automaticamente.

Formatando seu PC

Quando o problema não é resolvido não tem jeito a não ser optar pela formatação, primeiro passo para a formatação feita por você, é preciso que tenha todos os CDs de instalação dos programas que você costuma usar, como Microsoft Office, Excel, Jogos e outros programas, porque tudo o que tiver instalado no disco rígido será apagado, não se esqueça de seus arquivos, fotos, músicas e outros documentos, para não perdê-los grave tudo em um cd ou pen drive.

Para começar insira um CD-ROM do Windows XP depois reinicie o PC, em seguida tecle qualquer tecla logo que a mensagem de boot do cd surgir, se caso não proceder, reiniciar o PC e teclar DEL ou F8 para ativar essa opção, não tecle nada e espere o Setup carregar, depois de carregado tecle “ENTER”. Tecle ESC e aperte a letra “D”, esta ação é muito recomendada por permitir que o sistema faça a verificação do HD podendo encontrar até problemas físicos no disco.

delete

Tecle “Enter” para confirmar que será deletada a partição existente, em seguida “L” para confirmar novamente, a partir desta etapa os dados serão apagados por completo. Para criar a nova partição tecle “C”, nesta parte do processo é possível criar mais partições.

Depois disso tudo a formatação está se iniciando, você encontrará duas opções: rápida e completa. Opte pela completa, se caso não for instalar um sistema operacional e só for instalar o Windows XP, uma boa opção é o NTFS o sistema de arquivos mais seguro.

Depois aperte “F” para dar início ao processo de formatação, o tempo de duração da formatação pode variar de acordo com as necessidades de seu computador como, por exemplo, um HD de com 80 Gb dura no mínimo uma hora para ser formatado por completo. Depois acompanhe o processo de reiniciação automático do PC sem teclar em nada.

Reinstalação do sistema

A próxima etapa é a reinstalação do sistema e o tempo pode variar no mínimo quarenta minutos, esta parte não precisam de muito esforço e intervenção, algumas configurações como fusos horários devem ser feitas, muitas vezes o layout do teclado é ABNT2 escolha-o, isso vale para os teclados que contenham acentos da língua português e “Ç” “ ~ ”.

homem no pc

Está quase chegando à etapa final, o computador será reiniciado novamente, quando ele fizer isto já poderá retirar o CD da instalação, nesta parte não conecte o PC à internet, pois ele ainda não está completamente preparado e está vulnerável.

Instale todos os drives, placa mãe, cartões de áudio e vídeo, depois para finalizar instalem o antivírus de sua preferência, lembre-se que é ele que deixará seu PC livre de maiores problemas.

Veja o tutorial de como formatar o computador e instalar o Windows 8:

Veja mais sobre computador

Publicado por Lucimari
Revisado em 16/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar