Como ter uma alimentação saudável

Nada melhor para a saúde e a prevenção de doenças do que manter uma alimentação saudável. Saiba mais sobre mudar seus hábitos.

Nada melhor para aumentar a sua energia e diminuir o cansaço do que manter uma alimentação balanceada e saudável. Além disso, comer bem reflete diretamente no humor, na saúde – física e mental – entre muitos outros benefícios.

Prato de comida saudável

E quem pensa que ter uma alimentação saudável é complicado demais, fique sabendo que não. A mudança de hábitos acontece gradativamente e oferece inúmeros benefícios, fazendo o esforço valer a pena.

Reeducação alimentar

O primeiro passo para ter uma boa alimentação é mudar os hábitos e a melhor maneira é através de uma reeducação alimentar. No começo pode ser mais difícil, mas os resultados são positivos.

A substituição de alimentos não saudáveis como os industrializados e de consumo rápido por refeições que incluam alimentos como frutas é o maior desafio de quem começa uma reeducação. Mas esse passo é essencial e é importante lembrar que não significa nunca mais comer um fast food, mas saber comer moderadamente.

O que mudar na alimentação

O ideal é começar sabendo o que evitar. Refeições como as industrializadas e fast foods são as primeiras a sair do cardápio. Frituras e alimentos gordurosos também devem ser cortados, assim como os doces e carnes vermelhas devem ser consumidos com moderação.

Comendo salada

Mas mudar seus hábitos alimentares não quer dizer passar fome. O ideal é comer a cada 3 horas pequenas porções. Esses alimentos precisam ser evitados e substituídos por outros como frutas, legumes, verduras, carnes brancas como frango e peixe grelhados, queijos brancos, grãos, alimentos integrais entre outros.

É importante lembrar que nada substitui a consulta com um nutricionista. O consumo de água e a prática de exercícios também são muito importantes na reeducação alimentar.

Cardápio saudável

O cardápio pode ser variado, no café da manhã e nos lanches feitos nos intervalos das refeições, podem ser consumidos alimentos como sucos naturais ou somente as frutas, torradas com queijo branco, frios como presunto ou até peru, pães integrais, iogurte natural e até mesmo leite. Ricota e água de coco também podem ser acrescentados. Lembre-se que é importante comer o dia todo em pequenas quantidades.

Frutas

Durante as principais refeições, além de evitar os alimentos já mencionados, um cardápio bem nutritivo pode ser feito. Prefira frango ou peixe grelhado ou até mesmo assado, mas nada de frituras. As verduras e legumes podem ser consumidos a vontade, como alface, brócolis, rúcula, lentilha, cenoura, pepino entre outras opções. O ideal é que o arroz seja integral, acompanhado de algum tipo de grão, como o feijão ou a lentilha.

Lembre-se que é importante fazer uma pequena refeição a cada 3 horas para ter uma alimentação saudável. Essas são apenas algumas dicas, consulte um nutricionista para ter o seu cardápio completo e adaptado para o seu organismo.

Nesse vídeo do Youtube você confere como comer bem no trabalho:

Publicado por Ananda Morales
Revisado em 26/09/2017

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