Como tirar carteira de aposentado

Se você tem dúvidas sobre o que é carteira de aposentado e não sabe como e nem onde tirar, fique de olho nas nossas dicas.

Idoso sorrindoHoje no Brasil o aposentado (normalmente idosos com mais de 60 anos), representam 8,6% da população total do país. Segundo o IBGE, da década de 1990 para o ano 2000, a população de aposentados cresceu 17%, sendo hoje cerca de 20 milhões de aposentados.

Estima-se que no ano 2025, esse número ultrapasse os 32 milhões de pessoas. O aposentado com mais de 60 anos de idade possui vários direitos, que muitas vezes nem ele mesmo sabe. Esses direitos vão desde pagar meia entrada no cinema até a isenção da taxa para viajar de ônibus pertencentes às linhas urbanas que são operadas pelas empresas particulares.

Entre esses direitos está a carteira do aposentado, que muitos não sabem como tirar. Saiba mais sobre a carteira do aposentado.

O que é a carteira do idoso

A carteira do idoso e aposentado é um documento de identidade que possui o mesmo número do RG destinado ao aposentado com mais de 60 anos de idade, que tenha renda individual mensal de até 2 salários mínimos e que não tenham como comprovar renda.

Com esta carteira o aposentado terá direito gratuito ou com desconto de 50% em ônibus de linhas urbanas ou de viagens, trens, metrôs, barcos e passagens de aviões. Descontos em farmácias especificamente em remédios, garantirá vagas em vários locais, não enfrentará filas entre outros benefícios.

Carteira do idoso

Como tirar a carteira de idoso

Ao se aposentar pelo INSS, o idoso receberá um documento chamado carteira de Concessão de Benefício, que é o que irá provar que ele recebe a aposentadoria. Com este documento o idoso deverá dirigir-se ao instituto de identificação que é o mesmo responsável pela concessão do RG, e é neste local que será fornecido a carteira do aposentado.

A carteira do aposentado tem o prazo de validade de 2 anos, a partir da data de expedição, válida em todo o território nacional. Outra maneira também para tirar a carteira de aposentado é ir até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de sua cidade.

Casal de idosos

Objetivo da carteira do idoso

A carteira do aposentado tem como objetivo principal garantir que todos os que possuem renda de até dois salários mínimos e que não possuem qualquer tipo de comprovante de renda, possam ter os mesmos direitos dos outros que podem comprovar sua renda. Garantindo assim atendimento e benefícios em qualquer ocasião.

Idosa

Toda a carteira do aposentado possui um número de identificação para que as empresas públicas ou privadas possam confirmar a veracidade do documento.

Para saber mais sobre a carteira de idoso, assista ao vídeo do Youtube:

Publicado por Haline
Revisado em 29/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades