Conjuntivite sintomas iniciais

Conheça os sintomas iniciais da conjuntivite e aprenda como prevenir e tratar essa infecção nos olhos que causa incômodo indesejado.

Mulher pingando colírio nos olhos.A conjuntivite é um problema comum que afeta todos os anos milhares de pessoas, homens, mulheres, crianças, jovens e idosos. Ela pode ser alérgica, tóxica ou infecciosa. A conjuntivite que é contagiosa é causada por bactérias, vírus ou fungos é a infecciosa, o meio mais comum de contagio é o contato direto com pessoas infectadas, ambientes fechados, uso de objetos pessoais e até a água da piscina pode estar infectada se uma pessoa com conjuntivite esteve nela é possível contaminar outras pessoas. O tipo de conjuntivite alérgica geralmente é causada em pessoas com outros tipos de alergia e também aquelas que possuem bronquite, rinite e ela pode ser desencadeada com sintomas iniciais por diversos fatores inclusive quando há crises de rinite ou bronquite, ela não é contagiosa, mas pode ocorrer nos dois olhos.

Conjuntivite viral sintomas iniciais

Mulher coçando os olhos.A conjuntivite viral pode ser um problema fácil de ser tratado, porém é preciso de cuidados antes de surgir os sintomas iniciais, há outros sintomas que podem significar algo mais complexo como febre, dor ocular, dor ao movimentar os olhos, dificuldade de visão, secreção contínua, sintomas persistentes após a medicação, aumento na sensibilidade visual, entre outros. Nestes casos, pode significar que a conjuntivite está em um quadro mais avançado e a consulta médica é necessária, a conjuntivite quando não é tratada pode causar até a cegueira.

Conjuntivite tóxica sintomas iniciais

Mulher suando nariz.A conjuntivite tóxica geralmente ocorre quando há o contato direto ou a exposição excessiva a produtos de limpeza, spray, cloro, maquiagens, fumaça toxica, sabão, tinta de cabelo, alguns tipos de colírio, entre outros. Os sintomas iniciais geralmente são irritação nos olhos, inchaço, dor de cabeça, incômodo pela luz do sol e artificial, lacrimejamento entre outros. Assim que surgirem os primeiros sintomas a pessoa deve procurar um médico, pois é uma doença contagiosa que tem tratamento e pode ser restabelecida em até uma semana.

Conjuntivite como prevenir os sintomas iniciais

Mulher lavando as mãos.Para a prevenção de quaisquer sintomas iniciais da conjuntivite deve-se evitar o compartilhamento de maquiagens inclusive para os olhos como lápis, máscara para cílios, delineador, cílios postiços entre outras. Ao nadar em piscinas coletivas use sempre um óculos de mergulho. Evite mergulhar em lagos e piscinas que não há tratamento de água adequado, não se automedicar, evitar utilizar colírios, pomadas entre outros medicamentos sem prescrição médica e por fim procure não estar em ambientes sem ventilação e oxigenação, ou seja, ambientes fechados com aglomeração de pessoas para não surgirem os sintomas iniciais.

Os sintomas iniciais da conjuntivite podem ser muito incômodos e enquanto os olhos estiverem irritados a pessoa deve se isolar das outras para não haver o contágio de mais pessoas é necessário o afastamento principalmente em locais onde há muita aglomeração.

Veja neste vídeo do Youtube os sintomas, tipos e os tratamentos para a conjuntivite e saiba mais sobre este vírus dos olhos:

Saiba mais sobre conjuntivite:

Publicado por Talita
Revisado em 30/09/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar