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Creatina antes ou depois do treino

A creatina é um suplemento alimentar, com algumas vantagens como dar energia ao corpo, e ainda colabora no ganho de massa muscular.

É normal homens e mulheres buscar por um corpo perfeito, assim muitos optam pela malhação para definirem seus músculos. Algumas pessoas acabam acrescentando em sua dieta um suplemento chamado creatina.

Musculação 2

A creatina é uma substância que o próprio organismo produz a partir do pâncreas e do fígado e serve para dar energia ao organismo. É composta por três tipos de aminoácidos, sendo a metionina, arginina e a glicina. Na alimentação, essa substância pode ser encontrara na carne vermelha e na carne de peixe, porém em quantidades quase mínimas.

Entenda melhor como a creatina funciona dentro do organismo do ser humano e os benefícios que pode proporcionar:

Creatina benefícios

A creatina é uma substância que dá energia ao organismo. Algumas pessoas acabam ingerindo essa substância antes ou durante os treinos, para que seu desempenho durante os exercícios possam ser melhorados. Porém, o melhor momento para consumir a creatina é após o treino, onde o músculo está mais receptível a absorver com mais eficácia, tendo um aproveitamento maior.

Atletismo - pés de corrida

A creatina é conhecida por além de melhorar a desempenho atlético, ela também colabora para o aumento da massa muscular. A substância também pode em alguns casos ser favorável para problemas musculares, mas é sempre bom procurar auxílio de um profissional para evitar problemas.

É válido lembrar que as creatinas não são iguais, tendo variações de uma para a outra. Não é comprovado que a substância causa algum problema nos rins, porém quem já possui algum problema pode sentir algum sintoma. Seu uso pode desidratar o corpo o que acaba sendo necessário aumentar o consumo de água.

Não deixe de consultar um nutricionista e fazer uma avaliação física antes de consumir qualquer tipo de suplementação.

Creatina como tomar

Uma maneira de tomar a creatina e potencializá-la, é consumir juntamente com suco de fruta natural, proteínas ou carboidratos. Pois quando é consumida dessa maneira, com esses nutrientes, ajuda na liberação de hormônios importantes para o metabolismo como a insulina, o hormônio do crescimento e a testosterona. Assim, colaborando ainda mais para o ganho de massa muscular.

Enchendo o copo de suco

É comum atletas ingeriram quantidades pesadas (em gramas) de creatina durante alguns dias, e em seguida continuar sua ingestão, porém em quantidades bem menores e aceitáveis dentro do normal. Mesmo não sendo comprovado que a creatina cause algum dano maior a saúde através dos anos, é importante ressaltar a consulta com um nutricionista para que o mesmo avalie o seu organismo e indique a quantidade adequada de creatina para o consumo.

Nesse vídeo do Youtube, você confere mais algumas informações sobre a creatina com uma nutricionista:

Publicado por Talita
Revisado em 29/09/2017

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