Curiosidades do Carnaval no Brasil

O carnaval passou por muitas mudanças para chegar no que conhecemos hoje, máscaras e pinturas são tão antigas quanto às comemorações.

foliõesO carnaval é uma das festas populares mais conhecidas no mundo todo. Teve origem com os conhecidos entrudos em Portugal, que aconteciam em período anterior à quaresma, tendo significado ligado à liberdade, e consistiam em brincadeiras que variavam de aldeia para aldeia.

O costume chegou ao Brasil por influência dos portugueses por volta do século XVII, aliando-se a características das festas carnavalescas que aconteciam em países como Itália e França, como os desfiles urbanos com pessoas fantasiadas e mascaradas.

Já a partir do século XIX, no Brasil, a festa popular foi crescendo, tendo suas próprias características e sendo conhecida mundialmente como o melhor carnaval de todos, tornando-se um símbolo da cultura brasileira e a festa mais aguardada do ano.

Curiosidades e fotos do carnaval de antigamente no Brasil

Mulher soprando confetes em carnaval antigo

No final do século XIX surgiram os primeiros blocos carnavalescos, os corsos, que eram desfiles de carruagens bastante enfeitadas ou carros sem capota com as mulheres em cima. Os corsos aconteciam exclusivamente por parte da elite, já que poucos tinham acesso a automóveis naquela época. Sendo essa a origem dos carros alegóricos das escolas de samba atuais.

Já no século XX começaram a surgir as marchinhas carnavalescas, que passaram a deixar o carnaval no Brasil cada vez mais animados e divertidos, tornando-se uma paixão desse povo que adora uma boa festa. Assim foram somando cada vez mais características e hoje o carnaval no Brasil está bem diferente de como era antigamente, e cada região possui suas peculiaridades.

Abaixo algumas fotos dos carnavais de antigamente para você conhecer um pouco de como foram as comemorações carnavalescas naquela época.

Curiosidades do carnaval no Brasil

Carnaval do Brasil

Por falar em marchinhas, a canção “Ô abre alas” de Chiquinha Gonzaga, foi a primeira exclusivamente composta para a comemoração carnavalesca. Bem diferente das músicas que costumam ser sucesso nos carnavais atuais, o que não tira de maneira alguma o valor dessas inesquecíveis e imortais canções.

Já o primeiro bloco de carnaval foi fundado pelo escritor José de Alencar, no ano de 1855, era o Congresso de Sumidades Carnavalescas e era direcionado mais às elites.

E hoje em dia os estados que mais celebram o carnaval no Brasil são: Rio de Janeiro e São Paulo que contam com desfiles oficiais luxuosos que trazem pessoas no mundo todo ao Sambódromo; sem contar em Pernambuco, que leva milhares de foliões para as ruas para se divertirem ao som do frevo, além dos bonecos gigantes que são característicos da região.

Publicado por Talita
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar