Cursos grátis oferecidos pelo governo

Para quem quer ter uma profissão e entrar no mercado de trabalho os cursos técnicos abrem diversas portas para quem possui um diploma.

A educação é um bem que todos os cidadãos tem o direito de possuir, porém muitas pessoas não possuem condições financeiras para bancar uma faculdade ou algum outro curso. Mas o governo, pensando em uma melhoria de vida dessas pessoas, instituiu diversos cursos gratuitos em algumas instituições públicas.

Pessoas estudando

Para fazer um curso técnico ou profissionalizante, mantido pelo governo, os interessados devem procurar alguma dessas instituições e fazer uma prova. São cursos de curta duração, onde o aluno é preparado para enfrentar o mercado de trabalho e possuir o conhecimento necessário para realizar a sua tarefa da maneira correta e que traga bons frutos.

Conheça algumas dessas instituições:

Curso técnico Instituto Federal

O Instituto Federal está presente em todos os estados brasileiros e oferece cursos de nível técnico para os interessados. O aluno que faz um curso do Instituto Federal, além de sair com o diploma em mãos, ele sai capacitado para o mercado de trabalho. Em muitos casos, saem até mesmo empregados.

Instituto Federal

Os cursos são preparados de maneira prática, onde os alunos aprendem a como realizar o trabalho que eles procurar. São mais de 350 instituições espalhadas pelo Brasil. Procure o Instituto Federal de seu estado, e veja onde fica o campus mais próximo de você.

Para entrar no Instituto, é necessário passar por uma prova. Além de ser gratuito, os cursos são de curta duração.

Curso técnico Etec e Fatec

O ensino tecnológico ganhou grande destaque no mercado de trabalho, seja em cursos de nível técnico ou faculdades. Nesse sentido, o governo oferece duas instituições públicas que fazem toda a diferença na hora de ensinar o aluno.

Etecs e Fatecs

A Etec, além de ensino médio com nível técnico, possui os cursos profissionalizantes que oferecem o certificado ao aluno de Técnico em alguma área, como por exemplo, Nutrição. Os cursos são de curta duração e os alunos saem capacitados para enfrenta o mercado de trabalho.

A Fatec possui nível de faculdade tecnológica, onde os cursos demoram um pouco mais que o de nível técnico, mas os alunos já saem com um diploma de profissional e ainda capacitado para por em prática o que aprendeu durante o curso.

Curso técnico SENAI e SEBRAE

Outras instituições que oferecem cursos gratuitos através do governo é o SENAI e o SEBRAE. As duas possuem cursos profissionalizantes de curta duração, sendo em torno de 20 cursos, onde o aluno aprende a ter uma profissão, a como administrar o seu negócio e como ter sucesso profissional.

Senai

Quem procura uma oportunidade de aprender e entrar no mercado de trabalho, deve se preparar para entrar em uma instituição pública e aprender a ter uma profissão e como ser um profissional. O diploma abre muitas portas para quem o possui, então é hora de estudar.

Conheça outras vantagens dos cursos técnicos nesse vídeo do Youtube:

Publicado por Ananda Morales
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades