Dicas de etiqueta e comportamento

Saber comportar-se em uma festa de empresa, eventos sociais, almoço de reunião e mesmo em um restaurante mais sofisticado é fundamental.

Dicas de etiqueta

Ainda é muito comum às pessoas acharem que etiqueta é muita frescura, mas é de extrema importância saber se comportar em determinadas ocasiões, principalmente aquelas que podem te deixar em uma tremenda saia justa. Segundo Fábio Arruda, um renomado professor de etiqueta e comportamento “A etiqueta são códigos de comportamento estabelecidos para tornar a convivência entre os indivíduos civilizada e proveitosa”.

Então conclui-se que etiqueta e comportamento são atributos indispensáveis no cotidiano, principalmente para um maior sucesso pessoal e também profissional de cada pessoa.

Dicas de etiqueta e comportamento em festa

Apesar das regras de etiqueta e comportamento serem bem menos rígidas nos dias de hoje, ainda sim existe coisas que são essenciais saber para não fazer feio em eventos sociais, festas de empresas e outros eventos em geral. A primeira dica é evitar beber demais nesses eventos, pois toda pessoa bêbada é inconveniente, e imagina ser assim com seu chefe, gerente e até mesmo o dono da empresa onde trabalha.

Também não é legal levar ao evento pessoas que não estão no convite. Se o anfitrião da festa convida somente o casal para a festa e não inclui a família, significa que não é para levar filhos, mãe, sogra, tia, sobrinho, primo e demais. Caso o convite venha “Sr. E Família”, saiba que os convidados são os que moram na mesma casa que você, então aquele filho que mora sozinho não está incluído.

Na hora em que for se servir, no prato coloque somente o que for comer, pois um prato muito cheio quase caindo pelas bordas é muito deselegante principalmente se sobrar comida. É muito mais preferível que o convidado se sirva várias vezes durante o evento, do que encher o prato de uma só vez. Essa regra também vale na hora em que for servida a sobremesa.

Festa de empresa

Dicas de etiqueta e comportamento em restaurante

Muitos dos restaurantes sofisticados estão simplificando a etiqueta à mesa, mas ainda é essencial ter bons modos e refinamento à mesa. Seja em uma reunião de trabalho ou um passeio casual é importante sempre mastigar de boca fechada, não falar de boca cheia, não colocar os cotovelos em cima da mesa, saber manejar os talheres corretamente e lembre-se de ir vestido adequadamente.

Outras regrinhas básicas em um restaurante são evitar falar e gargalhar muito alto, gesticular com os talheres na mão, não fazer barulhos com os talheres no prato, evitar ao máximo assoviar, fazer psiu e mesmo usar gírias e apelidos para chamar o garçom. É muito melhor chama-lo de “Garçom” e perguntar o nome dele.

Regras de etiqueta no restaurante

Essas são algumas dicas de etiquetas e comportamento e lembre-se de pratica-las em seu dia a dia.

Dicas de etiqueta e comportamento

Publicado por Haline
Revisado em 04/08/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar