Dicas de modelos de certificado

Conheça a importância de um certificado para sua vida profissional, os modelos mais utilizados e dicas de como fazer um bom documento.

Mão segurando o canudo de formatura

Ao término de todo curso de aperfeiçoamento, graduação ou especialização, é fornecido ao aluno um certificado. Este documento tem como objetivo atestar, oficialmente, que realmente foram cumpridas as exigências determinadas para a formação, expondo todas as informações necessárias, como nome completo do aluno, data e instituição responsável declarando que a pessoa está devidamente habilitada.

Existem vários modelos de certificados, alguns mais elaborados com bordas e fontes modernas, outros simples e mais tradicionais, seguindo um padrão minimalista. Todos, no entanto, possuem o mesmo valor, é apenas questão de escolher qual se adequa melhor à preferência dos envolvidos.

Modelo de certificado de conclusão de curso

O certificado de conclusão é entregue ao aluno ao final de um curso para que o mesmo possa, além de provar sua formação, anexar o documento em currículos a serem enviados para empresas, apresentando suas qualificações e especializações. Deve-se, impreterivelmente, conter informações básicas como nome da instituição, nome completo do formando e data, geralmente coloca-se também a carga horária, mas este item é opcional.

Exemplo de certificado de conclusão de curso.

Modelo de certificado de ensino médio

Terminado o segundo grau, antigamente conhecido como "colegial", todos os alunos aprovados recebem um certificado de conclusão de ensino médio. O mesmo contém, além dos itens básicos (nome, curso, carga horária, nome da escola e data), informações pessoais do estudante, como filiação, nacionalidade, data de nascimento e número de identidade.

certificado

Modelo de certificado de ensino fundamental

O certificado de conclusão do ensino fundamental é entregue para os alunos após o término do mesmo. Em geral é mais simples e não necessita de muitas informações, já que será utilizado, basicamente, apenas para a realização da matrícula no ensino médio ou inscrição para concursos públicos que exigem apenas o primeiro grau completo.

Exemplo de certificado de conclusão de ensino fundamental.

Independentemente da situação, todos os certificados são assinados por uma autoridade responsável pela instituição, e são vários os modelos disponíveis como sugestão. É muito importante lembrar que este documento é a única maneira oficial e obrigatória de comprovar a veracidade de um curso, portanto, todas as informações devem ser distribuídas de forma clara e, assim como a ortografia, verificadas.

Alguns programas de computador são ótimas opções para quem busca elaborar certificados bem originais. O vídeo a seguir mostra como fazer um certificado no Power Point.

Conheça mais modelos e formas de obtenção de certificados

Publicado por Luane
Revisado em 08/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentários

  • edilson lopes

    09/12/15

    Oi om dia . como posso tirarm eu segundo grau completo com certificado tenho pressa para arrumar emprego podem me ajudar porfavor ?
    responder
  • sirleia pereira alves

    15/01/14

    Preciso com urgencia de um certificado de oficineira de artesanato com uma data de 2 anos atras como fasso obg
    responder

Comentar