Documentos necessários para alistamento

O alistamento militar deve ser feito no primeiro semestre. Separe seus documentos originais e leve até a Junta de Serviço Militar.

Soldados - Alistamento militar

O alistamento militar é obrigatório para todos os homens brasileiros e para aqueles que são naturalizados desde que tenham o certificado. No ano em que o jovem completar 18 anos deverá procurar um Junta de Serviço Militar e se alistar, para isso é preciso separar alguns documentos. Lembre-se de respeitar a data limite, a partir do dia 1º de  janeiro o alistamento já pode ser feito, encerrando-se no dia 30 de junho.

Quem fizer o alistamento até o dia 31 de maio poderá ser incorporado no mesmo ano, depois dessa data o brasileiro será encaminhado para a seleção do ano seguinte.

Documentos necessários

Exército, marinha e aeronáutica

Para se alistar você deverá comparecer na Junta de Serviço Militar munido de: Certidão de Nascimento ou Casamento original ou RG; CPF - Cadastro de Pessoas Físicas; certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para brasileiros naturalizados ou por opção); registro de emancipação (no caso dos índios); duas fotos 3x4 (sem data e recente) e um comprovante de residência. Não se esqueça de nenhum desses documentos e respeite as datas e horários de atendimento da Junta.

Deficientes físicos

Mão da roda da cadeira de rodas

Os portadores de deficiência física estão isentos do Serviço Militar, no entanto, deve comprovar tal situação para receber o CI, Certificado de Isenção. Já os que apresentarem algum tipo de deficiência temporária receberão o CDI, Certificado de Dispensa da Incorporação. Mesmo assim, nos dois casos é preciso comparecer na Junta Militar e realizar o alistamento normalmente.

Para maiores informações acesse ao site do Exército Brasileiro e tire toda as dúvidas frequentes sobre o alistamento militar.

Ainda tem alguma dúvida sobre o alistamento militar? Veja esse vídeo do Youtube e saiba mais:

Saiba mais sobre outros documentos:

Publicado por Talita
Revisado em 16/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentários

  • alan

    15/03/14

    Eu já tirei minha reservista e veio negando a alguma coisa que eu devo fazer além disso sou casado tem alguma interferência o que devo fazer
    responder

Comentar