Doenças comuns na infância

Durante a infância é comum o contágio de algumas doenças, já que o corpo está se desenvolvendo juntamente com seu sistema imunológico.

Criança com catapora

Durante a infância o corpo está se desenvolvendo e criando imunidades que agem contra as doenças, quando a criança entra em contato com estas doenças, inclusive as virais, o sistema imunológico do corpo sofre uma queda porque não é forte o suficiente para imunizar o organismo, causando os primeiros sintomas da doença.

As doenças respiratórias causadas por vírus estão entre a maioria dos casos. Este é um dos principais motivos que levam as mães a se preocuparem tanto com a proteção de seus filhos.

A idade que é preciso mais cuidado é até os dez anos, pois toda a função de imunidade da criança ainda não está completamente fortalecida, por isso é através da alimentação que as mães devem procurar por esta proteção.

Doenças mais comuns de serem contraídas na infância

Menina doente

É muito comum as crianças adoecerem devido à catapora, amigdalite, sarampo, resfriados, faringite, otite, rubéola, crupe, escarlatina, caxumba, conjuntivite, laringite, impetigo, vulvovaginite, balanopostite, diarreia, vomito, bronquiolite, anemia ferropriva, brotejas, gripes, dermatite atópica, entre outros.

Todas estas doenças costumam não ser de nível grave, porém é preciso muito cuidado e ajuda médica para evitar maiores complicações futuras caso venham acontecer.

Como evitar as doenças comuns na infância?

Crianças se alimentando

Alguns alimentos podem fortificar o sistema de imunidade das crianças e são extremamente importantes para esta fase de desenvolvimento e fortalecimento das defesas naturais do organismo.

Os alimentos que podem agir fortalecendo a imunidade do organismo devem ser ricos em acido fólico encontrado no espinafre, brócolis, rúcula e couve, complexo B encontrados em pães integrais, quinoa e outros cereais.

O Ômega 3 também é excelente no fortalecimento da imunidade pode ser encontrado nos ovos e peixes e também possuem vitamina D, a vitamina C é uma das grandes aliadas deste time encontrada em muitos alimentos inclusive nas frutas cítricas como morango, abacaxi, kiwi entre outras, probióticos encontrados no iogurte são essenciais para a formação das imunidades do intestino.

A cebola, o alho e o alecrim possuem substâncias que impedem replicações de vírus sobre as células, além da ingestão de muito líquido que é essencial na hidratação do corpo da criança nesta fase para isso deve ser ingerida muita água, sucos e chás.

A higiene também é fundamental, é preciso desde cedo ensinar gestos comuns aos pequenos como lavar as mãos antes das refeições, após ir ao banheiro, tomar banho e escovar os dentes corretamente, inclusive o processo de higienização dos alimentos também é fundamental para garantir a saúde da criança.

As vacinas devem ser tomadas de acordo com a caderneta de vacinação e são muito importantes para combater doenças típicas da infância e graves.

Confira no vídeo abaixo mais sobre as doenças comuns da infância.

Publicado por Talita
Revisado em 29/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar