Home » Saúde » Doenças

Doenças hereditárias mais comuns

Conheça aqui, as doenças hereditárias mais comuns e a sua manifestação no organismo do indivíduo afetado por estas mutações genéticas.




dna humanoAs doenças hereditárias são caracterizadas por serem transmitidas de geração em geração, de pais para filhos, e possui exclusivamente influencia da genética. As doenças hereditárias são confundidas muitas vezes com doenças genéticas e doenças congênitas. As doenças hereditárias podem ou não manifestar-se ao longo da vida do ser humano, e em alguns casos, algumas gerações são imunes a estas doenças, enquanto as outras gerações não. As doenças hereditárias mais comuns são a diabetes, hipertensão, obesidade, alergias e hemofilia. Veja aqui, as doenças hereditárias mais comuns e conheça mais sobre estas perigosas doenças.

Doenças hereditárias mais comuns – Monogênicas

As doenças hereditárias monogênicas são as doenças produzidas pela mutação do DNA ou apenas uma pequena alteração em um único gene. Existem mais de 6000 doenças hereditárias monogênicas, com uma média de um caso a cada 200 nascimentos. As doenças hereditárias monogênicas mais comuns são anemia, fibrose cística, hemocromatose fenilcetonúria e síndrome do X frágil.

dna normal e dna mutante

Doenças hereditárias mais comuns – Poligênicas

dedo de diabeticoAs doenças hereditárias poligênicas são doenças que são consequência da combinação de vários fatores que influenciam a combinação dos genes. São causadas geralmente por combinações de cromossomos diferentes, podem ser chamadas também de doenças multifatoriais. O câncer de mama é uma doença que é causada pela presença excessiva de genes nos cromossomos, e pode ser hereditária. As doenças hereditárias mais comuns são as poligênicas, pois o índice e facilidade de desenvolvimento destas doenças são maiores. São elas: hipertensão arterial, mal de Alzheimer, diabetes, obesidade e os inúmeros tipos de câncer.

Doenças hereditárias mais comuns – Cromossômicas

As doenças hereditárias cromossômicas são doenças causadas por qualquer tipo de alteração nos cromossomos, seja ela perda, aumento ou translocações. As doenças cromossômicas podem ser também, doenças congênitas, ou seja, adquiridas no momento do nascimento, o que pode confundir muitos médicos, já que se acredita que estas doenças são em sua maioria hereditárias. Existem inúmeras doenças hereditárias cromossômicas, porém a mais comum entre os habitantes é a Trissomia 21, ou Síndrome de Down, como é popularmente conhecida.

cromossomos sindrome de down

As doenças hereditárias muitas vezes não manifestam sintomas ou apresentam mudanças aparentes. Em alguns casos, elas são descobertas somente quando já manifestadas, o que pode levar ao óbito rapidamente. Por este motivo, é importante o exame prévio clinico do casal que deseja ter um filho, pois as combinações e alterações dos genes do casal podem ser a causa do desenvolvimento de muitas doenças prejudiciais ao completo bem-estar e saúde de um ser humano.

Publicado por Talita
Revisado em 29/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar