Dor no abdômen ao correr

Fazer exercícios é ótimo para a saúde física e mental. Porém as vezes vem aquela dor abdominal incômoda. Veja como evita-la:

Praticar exercícios é sempre bom por vários motivos, como manter a forma, fortalecer os músculos, ajuda a melhorar a respiração, gasta energia e ainda faz bem para a mente, pois é ótimo para distrair e até mesmo se esvaziar das energias negativas.

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Mas praticar qualquer exercício físico não é para qualquer um. É preciso dedicação, força de vontade e foco. E claro, é preciso também saber o que está fazendo e como está fazendo. Nada de sair por aí correndo como um louco sem preparo nenhum. Isso apenas irá trazer resultados negativos ao invés dos esperados.

Correr sem instrução nenhuma pode trazer dores musculares pelo corpo, atrapalhando o seu dia, e aquela dorzinha chata que sentimos quando nos esforçamos muito, parece uma fisgada no lado da barriga, quem nunca sentiu ao se esforçar demais? Veja como evitar esse incômodo na hora de correr:

Como correr da maneira correta

A postura é algo extremamente importante na hora de correr. Quando a pessoa faze se exercício de maneira errada, acaba sofrendo dores pelo corpo e ainda se cansa mais rapidamente. Flexione os braços para frente, em um ângulo de 90 graus, assim você colabora para o equilíbrio, mantenha também as costas alinhadas com o seu pescoço.

Correndo

Não se esquece de que quando correr, dobrar seus joelhos para que você previna possíveis traumas, e não se esqueça de que quando pisar, primeiramente pise com o calcanhar, depois com o restante do pé, assim o impacto nos joelhos não é tão intenso.

Uma dica muito valiosa é o abdômen. Tente não relaxar essa parte do seu corpo totalmente, mas também não deixa-lo totalmente contraído. Se relaxar, você não conseguirá manter a postura adequada, e contraindo o movimento fica prejudicado.

Para um melhor aproveitamento do exercício, consulte um profissional de educação física, para que ele possa indicar o melhor método de corrida.

Respiração na hora da corrida

A parte mais importante para evitar a dor no abdômen, é saber respirar adequadamente. Saber respirar corretamente facilita na hora de correr, aumentando a resistência, assim o corredor não irá se cansar facilmente. Além também de ser o ponto chave para que a dor abdominal diminua.

Correndo e respirando

Algumas dicas são essenciais, como respirar pela boca, assim será possível inspirar maiores quantidades de ar suficientes para nossos músculos, outra dica é aprender a encher os pulmões de ar, dando a impressão de que está respirando pela barriga ao invés de encher o peito.

Manter uma respiração curta e superficial também é um ponto favorável, mas isso não impede de diminuir o ritmo e respirar profundamente para que o seu ritmo respiratório seja recuperado. Aliás, manter um ritmo constante de respiração enquanto corre é também importantíssimo.

Caso ainda sinta dores, pare o exercício por uns instantes, com os braços próximos a sua cabeça, controle a sua respiração, e faça movimentos leves para esquerda e para direita, até a dor diminuir. Porém, se ela persistir além da corrida, é importante procurar um médico.

Confira nesse vídeo do Youtube a importância de respirar durante e corrida e como fazer corretamente:

Saiba mais sobre corrida:

 

Publicado por Ananda Morales
Revisado em 30/09/2014

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