Entenda mais sobre a globalização e suas consequências

Saiba o que é a globalização, qual a sua importância para o mundo e as consequências que trás para as classes sociais mais baixas.

O que é globalizaçãoA globalização é um assunto de destaque nos últimos anos, principalmente nos meios de comunicação e livros de geografia. Poucas pessoas não sabem e nem se interessam por este assunto, pois muitas análises não são esclarecedoras e geram dificuldade de compreensão do mesmo. A globalização esta totalmente presente no século XXI, pois o mundo passa pelo período em que o fluxo de informação é muito grande, e por isso temos que estar atentos às novas mudanças que estão chegando a cada dia.

Entenda mais sobre o que é a globalização e quais são as suas consequências.

O que é a globalização

A globalização é um processo social que acontece em escala global, consiste em uma integração de caráter econômico, social, cultural e político entre países distintos. A globalização é presente principalmente nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo "encurte" as distâncias. Antigamente quando uma pessoa realizava uma viagem para outro continente, era necessário cerca de 4 semanas, mas hoje este tempo diminuiu visivelmente.

Este processo de globalização surgiu para atender principalmente este tipo de dificuldade, ou seja, atender o capitalismo e os países desenvolvidos, de modo que possam buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno do país estava saturado. O processo de globalização facilitou muito as relações comerciais entre as empresas de todo o mundo, as empresas multinacionais e transnacionais contribuíram para o avanço do processo de globalização.

Globo Terrestre

Quais as consequências da globalização

Apesar deste e de outros tantos benefícios que a globalização trouxe para o mundo, também existe a globalização da parte social, que desde anos atrás não têm sido muito boa com a população mais carente do mundo. O que acontece é que a globalização nos trouxe a criação da tecnologia, inovação das marcas, evolução dos meios de comunicação e transporte, tendências de moda, rapidez da internet, mas muitas pessoas não tem acesso a esses fatores e algumas ainda não sabem o que é internet.

Constata-se que nos próprios países desenvolvidos - altos níveis de industrialização e padrão de vida mais alto - há um índice de exclusão das classes sociais mais baixas. A diferença entre as classes sociais de todo o mundo esta sendo muito afetada pela globalização e pela ganância do homem em querer globalizar tudo, e não se preocupar em primeiro tentar acabar com os problemas sociais para então criar um sistema de informação que beneficie a todos.

Consequências da Globalização

Não é fácil chegar a uma conclusão sobre a globalização e suas consequências, pois cada país tem sua cultura, política e economia que influenciam na evolução harmônica do processo de globalização.

Para saber mais sobre a Globalização, assista ao vídeo do Youtube:

Publicado por Talita
Revisado em 29/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar