Frutas cítricas quais são

As frutas são de extrema importância para a saúde, as cítricas ajudam na perda de peso entre outros ótimos benefícios.

citricas As frutas são fontes de importantes substâncias como vitaminas A, B, C, carboidratos, fibras, cálcio, ferro, zinco, potássio e muitos outros nutrientes essenciais para o organismo. Por oferecerem bastante diversidade, as frutas são ótimas opções quando comparada a outros tipos de alimento, principalmente por serem ótimos acompanhamentos nas principais refeições e super indicadas para serem consumidas nos lanches e intervalos entre refeições.  As frutas cítricas, abundantes em países tropicais como o Brasil,  são caracterizadas pelo fornecimento significativo de ácido cítrico, Vitamina C, potássio, Vitamina A e flavonoides que trazem muitos benefícios à saúde! A seguir, confira quais são as frutas cítricas e os benefícios em consumi-las:

Quais são as frutas cítricas

laranja

A lista de frutas cítricas é bem grande, nela inclui abacaxi, abiu, acerola, ameixa, amora,caju, cidra cupuaçu, framboesa, groselha, jabuticaba, laranja, lima, limão, marmelo, morango, nêspera, pêssego, romã, tamarindo, tangerina e uva.

Frutas cítricas benefícios

mulher suco de laranja

Não é à toa que sucos de laranja, por exemplo, são popularmente indicados para quem sente uma gripe ou resfriado chegar. Dentre os principais benefícios do consumo dos cítricos está o fortalecimento do sistema imunológico. Pesquisas recentes também relacionam o consumo de frutas cítricas à diminuição do risco de derrames em mulheres, graças a presença de flavonoides que previnem coágulos e melhoram a viscosidade do sangue.

A casca das frutas também apresentam benefícios, ligados principalmente às ações anti-inflamatórias e antioxidantes. Melhora de raciocínio e visão, redução de cãimbras e equilíbrio da pressão arterial são outros benefícios associados ao consumo das frutas cítricas.

Frutas cítricas ajudam a emagrecer?

salada de frutas

Sim, as frutas cítricas são fortes aliadas na perca de peso, nelas existem propriedades capazes de reduzir a absorção de açúcar no organismo e aumentar a sensação de saciedade por mais tempo. A fibra solúvel que é encontrada em todas as frutas cítricas retém a água formando um gel no organismo e este torna o esvaziamento gástrico mais lento. Este gel age como uma esponja no organismo sugando todas as gorduras que o corpo não necessita. Na busca pela redução de peso, as frutas são a opção mais indicada para substituir a sobremesa e saciar aquela popular vontade de açúcar.

O ideal é consumir, pelo menos, 3 porções de frutas ao dia. Faça sucos, incremente pratos ou consuma naturalmente! E lembre-se de não desprezar a casca para alcançar ao máximo os benefícios das frutas cítricas.

Publicado por Talita
Revisado em 29/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar