Ganhar massa muscular com alimentação

Confira quais são os alimentos que devem ser incluídos na dieta para que o ganho de massa muscular seja mais saudável e rápido.

Alimentação para ganhar massa muscular

Ganhar massa muscular é um objetivo comum das pessoas que praticam atividades físicas como, por exemplo, musculação. Mas somente a academia não é capaz de fazer você ganhar massa muscular, é necessário ficar atento ao que você coloca no prato na hora das suas refeições. Uma alimentação balanceada com a combinação de carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis é capaz de repor toda a energia e nutrientes que o seu corpo precisa para um bom desempenho na hora do treino e no pós-treino, além de fazer com que você ganhe massa muscular muito mais rápido. Saiba mais sobre os alimentos que te ajudam na ganha da massa muscular.

Ovo com gema para ganhar massa muscular

O ovo possui um alto valor nutricional, com 13 nutrientes que são essenciais e necessários para o bom funcionamento do organismo. O ovo contém proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro e zinco, contendo apenas 75 calorias (se for consumido cozido).

O ovo deve sim ser consumido com a gema, pois é ela que contém a vitamina B12 que é necessária para diminuir a quantidade de gordura e ajudar na contração muscular, além de ser fonte de colina, uma substância que ajuda a dissolver gorduras das artérias.

Ovo cozido

Carne vermelha para ganhar massa muscular

A carne vermelha é uma rica fonte de proteínas, aminoácidos, creatina, ferro, vitamina B12, potássio, magnésio e cobre. Por muito tempo a carne vermelha foi tirada do cardápio das pessoas que queriam perder peso e ter uma alimentação mais saudável, pois era uma famosa fonte de gorduras e colesterol.

Mas, especialistas concordam que tirar esse alimento do cardápio é um erro, pois a carne vermelha é uma fonte de todas as proteínas e aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo.

O ideal é que a carne vermelha seja consumida de 2 a 3 vezes por semana, dando preferência para cortes magros que vai conter em média 150 a 200 calorias e não comprometendo a dieta.

Carne vermelha

Batata doce para ganhar massa muscular

A batata doce é a queridinha de quem quer ganhar massa muscular, pois ela fornece energia para o treino, além de auxiliar na queima de gordura e no ganho de massa muscular, pois libera glicose no sangue de forma mais lenta. Mas ela deve ser consumida corretamente, pois quando é consumida em grande quantidade e não há a prática de exercício regularmente, ela pode engordar.

Batata doce

Salmão para ganhar massa muscular

O salmão é um peixe altamente proteico, além de ser uma grande fonte de ômega 3 que é um tipo de gordura que ajuda na recuperação de massa muscular. Mas deve ser consumido apenas de 2 a 3 vezes por semana, pois apesar de ser ótimo para o organismo é um peixe calórico, sendo que 1 filé médio tem 150 calorias.

Salmão

Banana para ganhar massa muscular

A banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil e conhecido pelo seu alto teor de cálcio e potássio que é extremamente benéfica para quem pratica exercícios físicos, pois ajuda na prevenção de câimbras e dores musculares. A banana também contém uma substância chamada triptofano, que prolonga a sensação de saciedade e ajuda a controlar a compulsão por doces, por isso é uma ótima opção para quem quer perder os quilinhos a mais e ganhar massa muscular.

Banana

Esses são alguns alimentos que ajudam a ganhar massa muscular, mas lembre-se que ele sozinhos não fazem milagres, por isso é essencial alia-los a uma dieta balanceada e se possível consulte um nutricionista.

Saiba mais sobre outros alimentos

Publicado por Haline
Revisado em 01/08/2014

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