Home » Saúde » Sintomas

Infecção urinária causas e sintomas

A infecção urinária é um problema que incomoda homens e mulheres, mas é um problema que pode ser evitado. Saiba mais:




É um tipo de infecção comum em homens e mulheres, porém ocorre com mais frequência em mulheres. São inúmeros fatores que levam ocorrer à infecção urinária, nos consultórios médico é a maior causa da procura médica depois ficam as infecções respiratórias.

Infecção urinária 2

O tratamento pode ser rápido, com o uso de antibióticos por curto prazo, porém há quadros que necessitam de outros medicamentos e tratamento por um período extensivo, a infecção urinária ainda pode gerar outros problemas e se agravar quando não tratada corretamente, é muito comum ocorrer este tipo de infecção em crianças, grávidas, mulheres em idade fértil, aidéticos, pacientes sem defesa imunitária e pessoas que já passaram por transplantes.

É possível prevenir e ficar bem longe deste problema de saúde, mas é preciso antes conhecer os fatores que causam a infecção. Entenda mais sobre esse problema:

Causas infecção urinária

A infecção ocorre da seguinte maneira, existe um acesso dos microorganismos até o sistema urinário que em uma fase simples e inicial podem percorrer até a próstata e ureta, quando não tratado a infecção pode avançar até a bexiga e em uma fase complicada chegar até os rins, os microorganismos podem ser bactérias, fungos entre outros. Os sintomas podem ser detectados logo no inicio e são bem fáceis de serem reconhecidos.

Absorvente

A maior causa da infecção urinaria é a falta de higiene intima ou a higienização incorreta e a falta de hábitos saudáveis. As mulheres, por exemplo, devem ficar atentas porque é muito fácil contraírem a infecção do que os homens, isso devido ao formato da região íntima que é mais difícil de ser higienizada.

Lavar as roupas íntimas corretamente e trocá-las diariamente, trocar o absorvente a cada duas horas, evitar usar absorventes íntimos e quando usar não ficar mais do que quatro horas, são ótimas dicas para uma higienização feminina mais completa. Os homens também devem manter esta higienização, evitar sentar em banheiros públicos, vestiários e lugares de higiene suspeita. Se alimentar corretamente também pode ser um hábito muito saudável e uma maneira de evitar a infecção, consumir muita água garante a prevenção. Evitar segurar a urina muito tempo também ajuda na prevenção da infecção urinária.

Sintomas infecção urinária

Alguns sintomas são comuns de acontecer, como a ardência e dificuldade para urinar; urina de cor opaca e com mau cheiro; presença de filamentos de mucos; dores; febre; micções urinárias frequentes e de pouco volume entre alguns outros sintomas que não são tão comuns.

Mulher com Infecção urinária

 

Estes sintomas são iniciais os sintomas mais comuns quando a infecção está mais avançada, ou seja, situam-se na bexiga ou nos rins os sintomas são: presença de sangue na urina; dores na bexiga; febre; calafrios; dor lombar; vômitos; cólicas abdominais; náuseas entre outros.

Quando você cuida da saúde através da boa alimentação e hábitos saudáveis você previne diversas doenças, a infecção urinaria pode ser um problema simples de ser resolvido, porém é preciso agir rápido, para que o problema não se intensifique.

Qualquer alteração com o seu organismo, procure um médico especialista.

Nesse vídeo do Youtube, você confere mais algumas informações sobre a infecção urinária:

 

Publicado por Ananda Morales
Revisado em 29/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar