Insolação sintomas e tratamento

Verão, sol e calor. É hora de curtir uma praia ou uma piscina, sem problemas! Veja os sintomas da insolação, tratamento e como evitar:

Verão, calor e água! Quem não gosta de se refrescar nessa época do ano em uma praia ou até mesmo uma piscina? Durante esse período, é comum as pessoas acabarem se destratando por falta de água ou por tomar muito sol.

Tomando sol

É comum também queimaduras do sol, deixando a pele avermelhada e ardendo, sem aquela cor bronzeada que muitas mulheres buscam. Mas um problema que pode acabar com o seus dias de se refrescar na praia chama-se insolação.

A insolação é um problema mais comum em crianças e em idosos, pois esses sofrem com mais facilidade a desidratação, por ficarem muitas horas exposto ao sol sem proteção na pele. Entenda quais os sintomas desse problema e como tratar:

Sintomas da insolação

O problema começa quando a pessoa fica muitas horas ao sol sem protetor solar, ou acaba tomando sol em horários que os raios solares são mais fortes, entre as 10h da manhã até às 16h da tarde. A insolação engloba a desidratação e pode vir acompanhada de queimaduras na pele.

Queimadura de sol

Outro sintoma é a incapacidade do corpo de controlar a temperatura, que pode aumentar rapidamente, podendo chegar até 40 graus em poucos minutos, impedindo que o corpo transpire o que não possibilita que o organismo esfrie.

É comum também o paciente apresentar sintomas como confusão mental, pulsação forte e rápida, tontura e náuseas, inconsciência, pele quente, vermelha e sem suor.

Tratamento para insolação

Assim que o paciente apresentar os sintomas de insolação, é necessário encaminhar até uma unidade de pronto atendimento, pois a insolação pode piorar e acabar causando até mesmo a morte.

Mãe passando protetor solar no filho

O tratamento é simples, não há necessidade de medicamento, porém o soro pode ser aplicado diretamente na veia devido à desidratação do organismo. Também é importante monitorar os rins e a pressão arterial.

Após ser socorrido com emergência por profissionais capacitados, o paciente irá precisar de mais alguns cuidados em casa, enquanto se recupera. São esses cuidados banhos frios, a ingestão de águas, frutas e sucos assim como em alguns casos o soro caseiro.

O melhor tratamento sempre será a prevenção. Evite sair ao sol entre as 10h da manhã e às 16h, utilize protetor solar diariamente. Bonés e óculos de sol também são fortes aliados para a proteção contra os raios solares. Evite a desidratação e consuma bastante água.

Nesse vídeo do Youtube você confere algumas dicas sobre como se cuidar no verão e no calor:

Saiba mais sobre os cuidados no verão:

Publicado por Ananda Morales
Revisado em 22/07/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar