Home » Saúde » Gravidez

Menstruação normal na gravidez é possível?

Muitas mulheres se assustam quando menstruam no começo da gravidez, porém em alguns casos é considerado normal, vejamos quais casos.

Mão na barriga

A menstruação na gravidez pode ser mais normal do que você imagina, pois quando o corpo da mulher começa a produzir a Gonadotropina Coriônica (HCG) que é o hormônio da gravidez, esse hormônio faz com que o seu ciclo menstrual normal seja interrompido, assim consequentemente a menstruação cessa. Mas, o que acontece é que muitas mulheres na gravidez podem apresentar ciclo menstrual normal, esse sangramento é conhecido como sangramento de escape ou spotting.

Confira mais informações sobre esse assunto que tira o sossego de muitas mulheres grávidas, se a menstruação pode ser possível durante a gravidez.

O que é menstruação na gravidez

O sangramento ou a menstruação na gravidez pode ocorrer por diversos fatores, um dos motivos é que quando o óvulo fertilizado se implanta na parede do útero pode acontecer de romper um pequeno vaso, mas neste caso o sangramento ou a menstruação é bem pouca. Outra causa que também pode gerar um sangramento é quando a gestação é ectópica, ou seja, que está fora do útero e pode ser nas trompas.

O risco para mulher é que pode haver uma rotura com hemorragia para dentro do abdômen, o sangue irá causar irritação no peritônio que é a cavidade do útero, que acompanhará dores intensas. Infecções, inflamação no colo do útero, traumas, dilatação do colo do útero e trabalho de parto, podem causar as menstruações ou sangramentos.

mulher com dúvida

Cuidados com a gestação

Lembre-se sempre de tomar alguns cuidados básicos durante a gravidez, como não carregar peso, andar de moto, usar produtos químicos, entre outros. Esteja sempre atenta, as primeiras três semanas são consideradas pelos especialistas como as mais críticas de uma gravidez, portanto, se nesse período você observar uma menstruação anormal, com sangue muito mais pesado, cor avermelhada e brilhante, procure um médico imediatamente, pois você pode estar perdendo o seu bebê.

Já um sangramento anormal entre o segundo ou terceiro mês de gestação, pode ser algo bastante sério como a separação da placenta e do útero, portanto, em qualquer caso de sangramento o mais indicado é buscar ajuda médica. A menstruação pode também aparecer nos últimos meses de gestação, mas aí já pode ser um indício do parto que se aproxima, de qualquer forma, consulte seu médico.

Com base nisso os médicos dizem que a menstruação durante a gravidez é algo normal, alguns casos como vimos não representam nenhum tipo de risco para o feto, porém se houver dor e mal estar constante, procure logo a orientação de um médico e saiba como se cuidar.

Publicado por Caroline
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades