Home » Educação » Estudo

Modelo de carta formal e informal

Meio de correspondência tradicional, a carta apresenta algumas exigências de escrita, principalmente quando deve ser formal.

Pacote de cartasMesmo na era da comunicação instantânea, com e-mails e torpedos SMS, a carta - formal ou informal - ainda é solicitada em situações do dia a dia. Descrita como um texto de estilo e modalidade redacional livre, a carta pode ser usada em situações formais, em que há o envolvimento de departamentos públicos ou grandes empresas, ou em ocasião informal. Existem alguns vestibulares bastante tradicionais do país que também oferecem a opção carta (até mesmo informal) como uma das modalidades aceitas na redação da prova.

De acordo com as orientações de escrita, é a finalidade da carta que determina a abordagem, a linguagem e a formatação do documento.

Precisando de um modelo de carta formal e informal? Confira as dicas do Blog Brasil e não tenha dúvidas na hora de escrever o seu documento.

Carta Formal

Geralmente o Modelo de carta formal é usado por pessoas que desejam requerer algo ou enviar a carta para órgãos públicos como prefeitura, autoridades e ministérios. A carta formal deve obrigatoriamente conter a data e depois uma saudação como o nome da autoridade que será encaminho e o assunto abordado. A carta formal deve ser escrita sem erros de gramática e ortografia e sempre digitada em papel branco no tamanho A4.

Carta informal

Carta informal

No Modelo de carta informal o cabeçalho apresenta apenas a cidade do remetente e a data da correspondência. Na abertura da carta informal, o remetente pode utilizar o tratamento que julgar mais apropriado ao destinatário. Os mais comuns são “Caro amigo Rodrigo”, “Caro Rodrigo”, “Olá, Rodrigo (bastante comum em correspondências familiares)”, e até “Querido”. Mesmo que a carta informal seja mais flexível, atente-se ao uso do português: não pega bem errar na correspondência, seja para quem for.

Carta formal

Não há necessidade de descrição do assunto ou apresentação, e o corpo do texto é de redação inteiramente livre de assuntos cotidianos. Para o “fecho” da carta, despedidas como saudações de amizade, abraços, felicitações são as principais sugestões na carta informal.

Dúvidas sobre carta formal e informal? Acompanhe o vídeo modelo de carta formal e informal do Portal ZUN no Youtube:

Publicado por Talita
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar