O que é a doença do lúpus?

Conheça um pouco sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico, veja alguns dos sintomas dessa doença crônica e como procurar tratamento.

Lúpus ou borboleta
A doença de Lúpus é uma anomalia crônica que surge pela produção de anticorpos que atingem as células do organismo, basicamente é uma defesa imunológica que se vira contra os órgãos do próprio organismo, como pele, fígado, coração, pulmão e entre outros.

A manifestação aparece na maioria das vezes em mulheres e os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, por isso é muito importante tratar essa doença o mais rápido possível, pois pode chegar a um ponto em que a doença não poderá mais ser controlada. Não existe ainda um tratamento que ofereça a cura, apenas o controle da doença.

O que é lúpus eritematoso sistêmico

De causa desconhecida, essa doença chamada Lúpus eritematoso sistêmico, desencadeia por meio de agentes externos como vírus, bactérias, agentes químicos e anomalias ao entrar em contato com o sistema imunológico do indivíduo.

Atinge aproximadamente 90% em mulheres com idade reprodutiva e dependendo do caso pode ser irreversível e fatal.

O médico especialista em tratar esse tipo de doença é o reumatologista que avalia o quadro clínico e pode dar um diagnóstico preciso para descobrir em que ponto e a gravidade da doença. Os principais sintomas são dores em determinadas partes do corpo, anemia, febres, feridas na pele em qualquer região do corpo entre outros sintomas.

Regiões onde a doença se manifesta

Doença de lúpus tem cura?

Por ser uma doença autoimune, ainda não há cura para o Lúpus, mas existe a possibilidade de reverter e controlar através de tratamento que, geralmente é à base de medicamentos, mas também são indicados alguns cuidados, como: não se expor ao sol e mesmo dentro de casa passar o protetor solar todos os dias, não ingerir bebida alcoólica e nem ser dependente químico.

Apesar dos sintomas desaparecerem antes do fim do tratamento, os médicos aconselham que seja importante não parar com a medicação.

Lúpus perto da boca.

Causas da doença de lúpus

Em consequência de uma desordem imunológica o sistema defensivo perde a capacidade de diferenciar suas próprias células e produz anticorpos para o próprio organismo causando anormalidades.

Não se sabe muito sobre o aparecimento dessa doença, mas segundo pesquisas os fatores ambientais e genéticos estão envolvidos. Infecções, exposição excessiva ao sol, estresse, depressão e outras doenças psicossomáticas também podem causar a doença de lúpus.

Reumatologista

A prevenção é simples, basta viver bem, praticando esportes, levando uma vida tranquila e sem muitas preocupações, caso apareça alguns dos sintomas citados acima procure a orientação de um especialista o quanto antes.

Confira o vídeo do Youtube sobre Lúpus e saiba como a doença autoimune se manifesta:

Conheça mais sobre lúpus e outras doenças

Publicado por Luis Carlos
Revisado em 23/09/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar