O significado da bandeira do Brasil

As cores, a frase central e as estrelas da bandeira do Brasil têm um significado muito importante para os brasileiros, conheça-os.

Bandeira do BrasilA bandeira do Brasil foi instituída em 19 de novembro em 1889, pelo decreto número 4, após a proclamação da República. A bandeira foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos com o desenho de Décimo Vilares. Esses artistas se inspiraram na antiga bandeira do Império que foi desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste. A bandeira do Brasil está presente em todos os órgãos públicos do país, sendo hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde.

Muitas pessoas conhecem a bandeira do Brasil, mas nem todos sabem o seu rela significado. Confira mais informações e quais os significados da bandeira do Brasil.

Significado das cores da bandeira do Brasil

Há duas histórias sobre o significado das cores da bandeira do Brasil, a primeira versão é a que aprendemos na escola que o verde significa a beleza das matas brasileiras, o amarelo significa o ouro e as riquezas naturais que foram encontrados no dia do descobrimento do Brasil, o azul representa a cor do céu límpido e o branco significa a paz. A outra versão conhecida é que a bandeira tem o verde e amarelo como homenagem à casa Real de Bragança, da qual fazia parte o imperador D. Pedro I, e à casa Real dos Habsburg da imperatriz D. Leopoldina e o azul significa o céu do Rio de Janeiro visto no dia 15 de novembro de 1889.

Cores da bandeira

Significado das estrelas da bandeira do Brasil

Cada estrela que se encontra na bandeira do Brasil possui um significado diferente, sua distribuição foi feita a partir das características do céu do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889. Todas as estrelas possuem 5 pontas e 5 tamanhos diferentes, representado cada estado brasileiro. A estrela que se encontra acima da faixa que expressa “Ordem e Progresso” representa o estado do Pará, que no ano de 1889 era o maior território acima do paralelo do Equador.

Estrelas da bandeira(1)

Significado do Ordem e Progresso da bandeira do Brasil

A frase Ordem e Progresso da bandeira do Brasil é o lema nacional desde a formação da bandeira idealizado por Raimundo Teixeira Mendes. Essa frase foi escrita por Augusto Comte e é uma abreviação do lema “O amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”, que era uma expressão do lema político do positivismo.

Ordem e Progresso

A bandeira do Brasil é um dos símbolos mais importantes do país, devendo ser respeitada por todos os brasileiros e presente em comemorações à Pátria.

Para saber mais sobre a bandeira do Brasil, confira o vídeo do Youtube:

Publicado por Talita
Revisado em 29/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar