O significado das cores da Bandeira do Brasil

O significado real das cores, símbolos e descrição da bandeira do Brasil difere do significado conhecido pela população atual.

Bandeira do BrasilA bandeira do Brasil é o símbolo nacional mais importante. É a partir de seus traços tão tradicionais e característicos que o Brasil é reconhecido em todas as partes do mundo. É caracterizada pelas cores e pelos símbolos nela presentes, que possuem diferentes significados além dos conhecidos popularmente. Existem muitas histórias a respeito do significado das cores da bandeira do Brasil, e a verdadeira significação da  as cores e os símbolos é muito antiga e oposta ao que é transmitido atualmente.

As cores da bandeira do Brasil

cores bandeira do brasilO bandeira do Brasil que conhecemos foi adotada em 1889 e projetada por Teixeira de Mendes, com a colaboração de Miguel Lemos. As cores presentes na bandeira do Brasil são verde, amarelo, azul e branco. Atualmente, o significado das cores da bandeira do Brasil é dado por verde: florestas, amarelo: ouro, azul: o céu e branco: a paz.

Entretanto, a proposta original para o significado das cores é diferente. As cores verde, azul e amarelo representam a antiga Casa Real de Bragança, da qual Dom Pedro I fazia parte, enquanto que a cor amarela representa também a Casa de Habsburgo, da qual D. Leopoldina era integrante.

Os símbolos da bandeira do Brasil

A bandeira nacional possui muitos símbolos. Os mais famosos são as estrelas, que são normalmente atribuídas aos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. A primeira versão da bandeira do Brasil era composta apenas por 21 estrelas que representavam os antigos estados brasileiros sem a adição de Acre, Mato Grosso do Sul, Roraima, Amapá, Tocantins e Rondônia. A estrela isolada na parte de cima da bandeira do Brasil representa o estado do Pará, pois este é o estado brasileiro com maior quantidade de território acima da linha do Equador.

simbolos da bandeira do brasil estrelas

As estrelas foram distribuídas na bandeira do Brasil de acordo com a posição estelar do céu na noite de 15 de novembro de 1889 e, desde então, estas não sofreram modificações. O círculo azul no centro da bandeira do Brasil possui um significado muito desconhecido: é uma esfera celeste posicionada às 12 horas siderais (8 horas e 30 minutos) na latitude da cidade do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro deste mesmo ano.

A frase da bandeira do Brasil

ordem e progressoO lema da bandeira do Brasil possui um significado muito antigo. Ele é na verdade, uma abreviação do lema de um político positivista francês, Auguste Comte. A frase “Ordem e Progresso” é uma inscrição referente ao pensamento “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim” e deve sempre ser escrita em verde na bandeira. Euclides da Cunha, famoso escritor, jornalista e sociólogo declarou na época em que a bandeira foi adotada: “O lema da nossa bandeira é uma síntese admirável do que há de mais elevado em política”.

A bandeira do Brasil possui um significado no conjunto todo de patriotismo, ordem, amor e progresso, além de representar as raízes do país, a Casa Real de Portugal e todos os estados brasileiros.

Conheça a história da bandeira do Brasil neste vídeo do Youtube:

Saiba mais sobre o significado das cores da bandeira do Brasil

Publicado por Talita
Revisado em 28/08/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar