Planilha de cálculo e manual para churrasco

Veja dicas de como calcular a quantidade de carnes para um churrasco e os pratos mais indicados para acompanhar sua festa.

Carne no espetoNada melhor que reunir amigos e família para bater um papo descontraído e comer um suculento churrasco. Pode não parecer verdade, mas muitas pessoas não sabem como fazer um bom churrasco e a quantidade certa para cada pessoa. Na hora de comprar a carne ficamos mais em dúvida sobre o melhor tipo para churrasco, qual a quantidade ideal e claro se a carne irá ficar macia quando assada.

Para saber como preparar um gostoso churrasco, quantidade e qual carne comprar, veja nossas incríveis dicas.

Planilha para calcular churrasco

Se o churrasco tiver outros pratos como arroz, farofa, pão, maionese, vinagrete, pão de alho entre outros, você poderá comprar menos carne. Em todos os casos para que não falte carne e nem sobre demais calcule 450 gramas para cada homem, 300 gramas para cada mulher e crianças de 7 a 10 anos calcule 150 gramas. Este calculo dependerá muito do tipo de carne, corte e qualidade, por isso é importante saber exatamente a quantidade de pessoas que comparecerão à festa.

carne assada

Como preparar um bom churrasco

Preparar um bom churrasco não é assim tão fácil, pois algumas dicas podem garantir a maciez e a qualidade da carne. A primeira dica é nunca comprar a carne se a gordura estiver com tons de amarelo escuro, pois indica que a carne é de um animal velho. O corte da carne deve ser no sentido transversal no comprimento das fibras do musculo. Sempre separe as carnes como linguiça e frango das demais na hora de temperar e assar, para que o sabor não interferir no sabor da outra. Se for comprar costela sempre preste atenção nos ossos, em caso de osso chato e grande significa que o animal era velho, e os ossos pequenos e arredondados são de um novilho. A qualidade do carvão também é muito importante para um bom churrasco, lembre-se de nunca reutilizar o carvão.

Cortando carne

Dicas de pratos para acompanhar churrasco

O churrasco pode ter inúmeras combinações de pratos, sempre dê preferência para pratos que irão agradar seus convidados em geral. Fatias de pão francês com vinagrete são sempre bem vindos, arroz branco, salpicão, maionese, saladas de folhas verdes como alface, rúcula também. Cubos de manga, pão de alho, mandioca frita e até batata assada caem muito bem como acompanhantes. Inove no cardápio e faça um churrasco completo.

Salada

Não esqueça que a churrasqueira deve estar aquecida quatro horas antes caso queira assar costela. Do contrário, 20 minutos antes é o suficiente para fazer um bom churrasco.

Publicado por Talita
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar